Junção de energia solar com automação proporcionada por dispositivos inteligentes gera casas altamente conectadas e energeticamente autônomas
Um dos principais expoentes da sustentabilidade, a energia solar tem sido largamente utilizada nas residências. Cerca de 70% das unidades consumidoras de energia fotovoltaica hoje são as casas. Na esteira deste movimento, desponta também o uso mais inteligente deste recurso, principalmente pela via da tecnologia. Neste sentido, a principal tendência é o conceito de casa inteligente.
Juntas, essas duas tecnologias promovem uma habitação muito mais sustentável. Uma por ser uma maneira de controlar os dispositivos da casa a distância de uma maneira muito mais eficiente, dos eletrodomésticos às luzes, e outra por ser uma maneira limpa e renovável de obter energia elétrica.
Mais eficiência do gasto energético
As vantagens dessa combinação são muitas. Em primeiro lugar, a autonomia na produção energética: se, por um lado, uma casa automatizada consome mais energia por estar mais conectada por mais tempo, isso se torna um problema muito menor com a produção própria de energia elétrica.
Casas solares inteligentes possuem também a vantagem do monitoramento preciso da geração e do gasto energético. Esse controle permite uma gestão muito mais eficiente do gasto energético e até mesmo da quantidade de carbono não gerada. Além disso, a integração com sistemas de automação permite a programação do uso de eletrodomésticos para horas do dia de maior geração energética, proporcionando ainda mais economia.
Vantagens da casa inteligente
As casas solares tornam muito mais viável manter um sistema de monitoramento, por exemplo, ou então um sistema de iluminação, seja ela externa ou interna. Com controle inteligente feito a distância, é possível controlar e acompanhar esses e outros sistemas, ligando-os quando é preciso e desligando-os quando não estão em uso. Em suma, há uma maior economia.
Para além de uma casa mais sustentável, econômica e segura, ainda há a vantagem da comodidade e do conforto. É possível programar o ar-condicionado para funcionar momentos antes de chegar em casa, para encontrar os cômodos já climatizados. Ou então ligar a máquina de lavar a tempo de encontrar as roupas lavadas em um momento oportuno.
E ainda que falte sol ou energia elétrica da rede, é possível conservar o funcionamento dos sistemas, através do armazenamento em baterias da energia de qualquer excesso gerado. Essa é uma solução especialmente eficaz para regiões onde as quedas de energia da rede são frequentes, ou seja, onde há falhas na distribuição de energia elétrica.
A tendência das casas solares inteligentes tem ganhado cada vez mais projeção e mercado. Sendo assim, estão cada vez mais valorizadas. E, uma vez que a geração de energia solar esteja instalada, ainda é possível fazer a transferência dos créditos de energia solar. Todo o excesso de energia gerada pode virar crédito com a distribuidora, que pode tanto ser abatido na conta de luz da casa quanto na conta de outra propriedade do mesmo titular.
\\n














