Curso na Universidade de Harvard (EUA) cria novas possibilidades para políticas voltadas à primeira infância -


publicado  em 13/08/2019 19h16

Brasília/DF – Representantes do Ministério da Cidadania participaram da primeira etapa do Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O curso busca formar e capacitar gestores na área de atendimento na primeira infância, além de discutir melhorias nas áreas de monitoramento, liderança, atendimento presencial e políticas públicas voltadas para o tema.

O secretário especial do Desenvolvimento Social, Lelo Coimbra, participou do curso, e afirma que as competências apresentadas pela universidade americana já estão sendo aplicadas nas políticas públicas comandadas pelo Ministério da Cidadania. Segundo ele, a implementação do Programa Criança Feliz no Distrito Federal será feita com base no que foi discutido nos Estados Unidos. “Este programa vai fortalecer a implementação do Criança Feliz no Distrito Federal, por exemplo. Vamos aplicar os conhecimentos e informações coletadas durante os debates no curso para que essa experiência seja um piloto. A partir daí, podemos expandir para outras situações”, concluiu Coimbra.


A secretária nacional de Assistência Social, Mariana Neres, destacou a possibilidade de ampliação do atendimento do Programa Criança Feliz, assim como o fortalecimento e criação de outras políticas públicas. Ela frisa que os conhecimentos adquiridos durante os debates serão aproveitados em diversas áreas. “Esse curso foi muito importante, pois vamos poder expandir as capacitações, os apoios técnicos e alargar o Criança Feliz, inclusive para cobrir o atendimento das crianças afastadas do convívio familiar que estão em abrigos. Pensar em outras alternativas de proteção para essas crianças, que não seja apenas a medida protetiva de acolhimento. Agora, nós temos conhecimento e abertura para discutir isso com o foco na primeira infância”, relatou.

O Programa de Liderança executiva de Harvard ainda passará por mais duas etapas até o final do ano. Participam do processo importantes entidades voltadas à primeira infância, como o Center of the Developing Child de Harvard, Bernard van Leer Foundation, Instituto Alana, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e o núcleo Ciência Pela Primeira Infância

*Por Henrique Jasper

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