Engenheiros e técnicos poderão se capacitar em gestão de esgoto e prevenção a desastres no Japão -


Últimas notícias

Cursos são oferecidos pela Agência Internacional de Cooperação do país asiático, com vagas para profissionais brasileiros. Inscrições já estão abertas

08 08 Cursos JICABrasília-DF, 8/8/2019 – A Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA, na sigla em inglês) abriu inscrições para dois cursos de capacitação em gestão de sistemas de esgoto e prevenção a desastres. As candidaturas devem ser encaminhadas ao escritório da JICA em Brasília (DF), no seguinte endereço: SCN, quadra 2, bloco A, edifício Corporate Financial Center, sala 402, CEP: 70712-900. Para saber mais, acesse a página da agência.


O curso de Gestão de Desastres em Infraestruturas Hidroviárias, Rodoviárias e Portuárias visa promover conhecimento e técnicas para prevenção, mitigação, preparação e reabilitação de desastres naturais em infraestruturas de modo mais prático, eficiente e efetivo. Os interessados têm até 13 de agosto para submeter inscrições.

O programa é voltado a engenheiros civis de organizações governamentais responsáveis por lidar com prevenção de risco de desastres ou reabilitação de infraestruturas, com pelo menos cinco anos de experiência em gestão de infraestruturas. Há nove vagas disponíveis para profissionais de Bangladesh, Brasil, Dominica, Guiana, Indonésia, Irã, Mianmar, Quênia e Suriname. O curso em território nipônico tem previsão para ocorrer entre 20 de outubro e 17 de dezembro deste ano.

As atividades serão centradas em casos que envolvam inundações, terremotos, tsunamis e movimentos de massa. As aulas serão ministradas em inglês ou japonês com tradução para o inglês.

Os participantes terão oportunidade de ampliar o conhecimento em sistemas de prevenção, reabilitação e métodos especiais de engenharia contra riscos de desastres implementados no Japão. Os participantes também irão formular um plano de ação descrevendo o que eles farão em seus países com o conhecimento e ideias adquiridos no país asiático.

Sistemas de esgoto

A JICA também abriu inscrições para o curso de Operação e Manutenção de Sistemas de Esgoto. As aulas em solo japonês estão marcadas para o período de 14 de janeiro a 29 de fevereiro de 2020. As inscrições podem ser submetidas até 27 de outubro deste ano.

A iniciativa é destinada a técnicos seniores de organizações governamentais diretamente engajados em gestão de sistemas de esgotamento sanitário, com pelo menos cinco anos de experiência. São disponibilizadas cinco vagas no curso, para representantes de Brasil, Camboja, Jamaica, Ilhas Maurício e Turquia. As aulas serão ministradas em inglês.

O principal objetivo é que os alunos possam implementar em seus países um sistema de esgoto eficaz e técnicas de gerenciamento e manutenção para a melhoria do atendimento à população.

Leia mais: http://www.cidades.gov.br/ultimas-noticias/12212-engenheiros-e-tecnicos-poderao-se-capacitar-em-prevencao-de-desastres-e-gestao-de-esgotos-no-japao


Leia Também:

Anterior:

Próxima: