AVIRRP reúne polo emissor de turismo do interior de São Paulo -


FEIRA

Feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região tem o objetivo de potencializar o mercado de viagens e turismo


Por Geraldo Gurgel 

02 08 19 avirrp
O secretário Nacional de Integração Interinstitucional do MTur, Bob Santos, participou da abertura da feira em Ribeirão Preto. Crédito: Divulgação/MTur

Com a expectativa de receber 5 mil visitantes, a 23ª edição da AVIRRP (Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região) foi aberta nesta sexta-feira (2), em Ribeirão Preto (SP), pelo secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos. Ele representou o ministro Marcelo Álvaro Antônio na exposição, que vai até sábado (3) e reúne mais de 350 marcas do mercado de viagens do interior de São Paulo. Estão presentes companhias aéreas nacionais e internacionais, operadoras de turismo, redes hoteleiras, assistências de saúde, companhias marítimas, órgãos públicos de turismo e locadoras de veículos.

Durante a abertura do evento, o secretário Bob Santos fez um balanço do primeiro semestre da atual gestão do MTur e falou sobre os desafios do turismo. Ele destacou que a atuação da Pasta tem como base as novas políticas liberais do governo, visando a abertura do mercado e parcerias. O trabalho da gestão, em parceria com a iniciativa privada, busca o melhor aproveitamento do potencial turístico dos destinos inseridos no Mapa do Turismo Brasileiro.

“A atividade turística tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do setor, com a geração de emprego e renda beneficiando diretamente quem vive nos destinos, onde o turismo acontece”, afirmou o secretário.

Outro destaque na apresentação de Bob Santos foi o empenho do MTur em eliminar gargalos para melhorar o ambiente de negócios, ampliar a segurança jurídica e atrair mais investimentos para o setor. A isenção de vistos para norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses, a redução do imposto do querosene de aviação e de tarifas para a importação de brinquedos para parques temáticos, além da abertura do mercado aéreo para o capital estrangeiro foram algumas medidas práticas enumeradas pelo secretário. Os resultados apontam para a chegada de mais estrangeiros no Brasil e melhoria na conectividade aérea, beneficiando o turismo doméstico.

Bob Santos ainda apresentou as linhas gerais do Programa Investe Turismo, que contempla 30 rotas estratégicas em todo o Brasil. O pacote de investimentos iniciais de R$ 200 milhões em promoção, qualificação e estruturação dos destinos que integram as rotas conta com a parceria do Sebrae e da Embratur. Ele também destacou as ações de qualificação, fiscalização e formalização dos serviços turísticos. O Cadastur, por exemplo, já atingiu mais de 90 mil prestadores de serviços.

DESTINOS DO BRASIL 

Dentro da proposta do MTur de apoiar a participação e promoção dos destinos nas principais feiras de turismo, o MTur disponibilizou na AVIRRP um estande com a presença de seis estados: Amazonas, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Sergipe, com distribuição de materiais, atendimento ao público e ações de apoio à comercialização. O estande compartilhado possibilita maior visibilidade dos produtos e destinos turísticos, consolidando a atividade turística desde o polo emissor de turistas até o mercado receptor dos visitantes.

“É relevante ressaltar a importância do agente de viagem, uma vez que ele ajuda a proporcionar o melhor roteiro turístico, já que faz contato direto com o cliente, participando do início ao fim de uma viagem. Ademais, o profissional, devidamente qualificado, pode oferecer atendimento adequado e prestar serviço de qualidade, trazendo segurança ao turista”, comentou o secretário após visitar a feira.

A região de Ribeirão Preto, além de polo do agronegócio e da agroindústria, é considerada um dos maiores emissores de turistas domésticos do Brasil. A AVIRRP está sendo realizada no Centro de Eventos Taiwan onde, além da exposição, ocorrem treinamentos, palestras e rodadas de negócios.

Leia mais: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12837-avirrp-re%C3%BAne-polo-emissor-de-turismo-do-interior-de-s%C3%A3o-paulo.html


Leia Também:

Anterior:

Próxima: