Ministro do Turismo interino faz visita técnica à Serra da Capivara (PI) -


VISITA TÉCNICA

Na região turística Polo das Origens, Daniel Nepomuceno conheceu a infraestrutura e atrativos como o Parque Nacional, sítios arqueológicos e museus


Por Geraldo Gurgel, enviado especial


Ministro interino Daniel Nepomuceno (de camisa verde) durante visita ao Parque Nacional da Serra da Capivara. Crédito: Roberto Castro/MTur

O ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, realizou uma visita técnica nesta terça-feira (23) aos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, no Piauí, que abrigam o Parque Nacional da Serra da Capivara. A região, Patrimônio Mundial da Unesco desde 2011, reúne mais de mil sítios arqueológicos – uma das maiores concentrações em todo o mundo -, sendo 173 abertos à visitação e 17 acessíveis a cadeirantes. O local guarda os vestígios mais antigos da presença do homem nas Américas, datados de 48 mil anos.

No Boqueirão da Pedra Furada, um dos principais atrativos locais, Nepomuceno conheceu o monumento geológico símbolo da unidade e também o maior painel natural de pinturas rupestres do planeta, que preserva formas gráficas de comunicação da pré-história. Os desenhos envolvem uma grande variedade de cores e temas, como cenas de caça, guerra e diversos aspectos do cotidiano.

“O parque detém uma beleza cênica extraordinária, além da formação de cânions e gigantescos paredões de arenito, preservando esses painéis que retratam a vida dos antigos habitantes, a fauna e a flora sertaneja”, comentou o ministro, acompanhado do secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, Aluizer Malab; da prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita de Castro, e do prefeito de Coronel José Dias, Manoel Galvão, entre outras autoridades. Somente São Raimundo recebeu R$ 22,4 milhões do Ministério do Turismo para vários projetos de infraestrutura turística.

Ainda em São Raimundo Nonato, o ministro esteve na Fundação e no Museu do Homem Americano, onde encontrou-se com a arqueóloga Niède Guidon. Os espaços guardam um valioso acervo, entre peças líticas, esqueletos, cerâmicas e outros artefatos de escavações arqueológicas, resultados de mais de quatro décadas de pesquisas feitas na região por universidades do Brasil e do mundo.

Já em coronel José Dias, Daniel Nepomuceno visitou o Museu da Natureza, o mais novo atrativo da região, que recebeu desde a inauguração, em dezembro de 2018, 13 mil visitantes. Ao longo da exposição, o turista faz uma viagem em forma de espiral, que mostra a criação do universo e os impactos climáticos das constantes transformações da fauna e da flora. O ministro e a comitiva também conheceram a produção artesanal da Cerâmica Serra da Capivara, criada para gerar renda a comunidades que habitam o entorno do Parque Nacional.

CONECTIVIDADE AÉREA

Apesar da diversidade de atrativos e do potencial para se tornar um destino turístico internacional, a Serra da Capivara recebe apenas 20 mil visitantes por ano. Durante visita ao Aeroporto de São Raimundo Nonato, Daniel Nepomuceno destacou que o MTur investiu R$ 150 mil no projeto executivo do terminal e frisou a importância da conectividade aérea ao desenvolvimento do turismo. O aeroporto, estratégico para o turismo nos 17 destinos da região integrada da Serra da Capivara, além de estados vizinhos (PE, BA e MA), ainda opera somente voos particulares.

ESPETÁCULO NA CAATINGA

Ao longo desta semana, até o próximo dia 27, a região é palco da 3ª edição do Festival Ópera da Serra da Capivara. As apresentações culturais, iniciadas na noite da última segunda-feira (22), ocorrem no anfiteatro da Pedra Furada e nas sedes de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias, com espetáculos que reúnem mais de 100 artistas ao ar livre no coração da caatinga. Os shows utilizam diversos recursos artísticos e elementos cenográficos, que narram histórias de povos ancestrais, a cultura e a identidade sertaneja.

Leia mais: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12819-ministro-do-turismo-interino-faz-visita-t%C3%A9cnica-%C3%A0-serra-da-capivara-pi.html


Leia Também:

Anterior:

Próxima: