Prêmio Braztoa de Sustentabilidade: inscreva o seu projeto! -


PREMIAÇÃO

Oitava edição do concurso, apoiado pelo Ministério do Turismo, certifica iniciativas inovadoras voltadas ao desenvolvimento responsável do setor


Por André Martins (com informações da Braztoa)

22-07-19 HOTEL SESC PORTO CERRADO - VENCEDOR PRÊMIO BRAZTOA TOP 2018 - CRÉDITO SESC MT.jpg

Hotel Sesc Porto Cerrado, vencedor do Prêmio Braztoa Top 2018. Crédito: Sesc/MT 

Primeiro do mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020 está com as inscrições abertas até o dia 9 de agosto. A iniciativa, uma parceria da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo com o Ministério do Turismo, pretende reconhecer projetos que impactam o setor a partir de boas práticas ambientais, econômicas e socioculturais. CLIQUE AQUI PARA INSCREVER PROJETOS

A premiação também busca promover a contribuição do Brasil à Agenda 2030 e ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que englobam questões como inclusão social e preservação ambiental. O ministro do Turismo interino, Daniel Nepomuceno, estimula a participação no processo. “Sustentabildade é hoje palavra de ordem no nosso setor, pelo grande poder do turismo de gerar emprego e renda e também favorecer a conservação da natureza, um dos nossos principais atrativos. A premiação induz a uma permanente busca por inovação na área, fornecendo bons exemplos a serem seguidos”, ressalta.

A seleção, cujo júri é integrado pelo MTur, busca identificar, incentivar e dar visibilidade a iniciativas de destaque divididas em seis categorias: Associados Braztoa, Agências de Viagem, Meios de Hospedagem, Parceiros do Turismo (operadoras não associadas, empresas aéreas, instituições governamentais, etc) e Mídia, além de uma menção honrosa a trabalhos acadêmicos.

Uma das novidades da oitava edição do concurso é a inclusão de ações realizadas por profissionais de meios de comunicação entre as propostas elegíveis, de forma a reforçar a disseminação do tema junto à sociedade. Os materiais podem envolver reportagens de veículos impressos, online, rádio e TV, desde que abordem a temática da sustentabilidade e tenham sido veiculadas publicamente entre 1º de julho de 2018 e o último dia de inscrições.

Fruto de uma avaliação feita por associados da Braztoa, ex-vencedores e jurados do prêmio, a edição deste ano terá um processo seletivo mais simplificado, subdividido em fases, de forma a reduzir a necessidade da apresentação de documentos já na primeira etapa, por exemplo. Além disso, o regulamento foi completamente remodelado, para garantir mais clareza, objetividade e transparência. “Fizemos esse grande trabalho de imersão, debates e mudanças em conjunto, para que possamos catalisar a atuação responsável do turismo brasileiro, unindo o setor em torno do propósito da sustentabilidade”, justifica o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu.

Todos os vencedores receberão o selo ‘Vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2019/2020’ e a associação também providenciará a divulgação dos premiados no Anuário Braztoa 2020. O júri vai selecionar um dos vencedores para receber outros benefícios exclusivos, como um vídeo institucional da iniciativa, produzido pelo Ministério do Turismo, e a inclusão no Mapa do Turismo Sustentável no Brasil, desenvolvido pela entidade em parceria com o MTur, além de uma bolsa de estudos integral para um curso de pós-graduação (EaD) do Senac-SP.

As inscrições poderão ser feitas até as 17h59 (horário de Brasília) do dia 9 de agosto. Os finalistas vão ser conhecidos durante a 47ª ABAV Expo e o 52º Encontro Comercial Braztoa, que ocorrem em setembro na capital paulista, e o anúncio dos vencedores ocorrerá durante a Convenção Braztoa 2019, marcada para novembro, na cidade de Canela (RS).

SOBRE O PRÊMIO

Lançado em 2012 pela Braztoa, o prêmio já conta com mais de 430 iniciativas inscritas e 79 reconhecidas, provenientes de todas as regiões do Brasil. As categorias são avaliadas conforme os seguintes critérios: abordagem sistêmica em sustentabilidade; relevância para o negócio e o desenvolvimento local; inovação e abrangência do impacto e replicabilidade/escalabilidade. Na última edição (2018/2019), 18 finalistas foram selecionados entre 75 projetos cadastrados, de um total de 143 registrados.

Edição: Cecília Melo 

Leia mais: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/12817-pr%C3%AAmio-braztoa-de-sustentabilidade-inscreva-o-seu-projeto.html


Leia Também:

Anterior:

Próxima: