Equipes da Defesa Civil apoiam regiões atingidas por desastres na BA e em SE -


Últimas notícias

Secretário Alexandre Lucas também esteve em cidades afetadas por chuvas e acompanhou a situação da barragem Quati, em Pedro Alexandre (BA)

Brasília-DF, 15/7/2019 – Técnicos da Defesa Civil Nacional acompanham, desde a última semana, as ocorrências de desastres naturais nos estados da Bahia e de Sergipe. As atividades contaram com a visita do secretário, coronel Alexandre Lucas, para avaliação do cenário nas regiões afetadas e apoio à equipe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).


Nas cidades de Pedro Alexandre e Coronel João Sá, na Bahia, atingidas pelo rompimento da barragem Quati na última quinta-feira (11), o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) apoia as defesas civis locais desde as primeiras horas da ocorrência. O secretário Alexandre Lucas está desde domingo (14) na região, onde participou de reuniões com os representantes de órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos.

Segundo o secretário, as informações sobre os prejuízos ainda não foram consolidadas pelas prefeituras em decorrência da grande extensão do desastre, mas a ajuda do Governo Federal para socorro e assistência será disponibilizada com urgência. “O objetivo da nossa visita foi apoiar a Defesa Civil local para que a documentação de solicitação de recursos do governo local fosse encaminhada ao MDR com a maior agilidade possível. Viemos para verificar as necessidades imediatas visando garantir o restabelecimento da normalidade”, ressalta o coronel Alexandre Lucas.

A expectativa da Sedec é de que o recurso seja liberado aos dois municípios nos próximos dias. Na sexta-feira (12), as duas cidades tiveram reconhecimento federal de situação de emergência publicado no Diário Oficial da União. Coronel João Sá foi reconhecido em decorrência da inundação do Rio do Peixe e a cidade de Pedro Alexandre em função do rompimento/colapso da estrutura. Leia mais.

Sergipe

Após dez dias de chuvas intensas, as precipitações registradas superaram a média histórica e o esperado para todo o mês de julho em Sergipe.  Ontem (14), acompanhado da vice-governadora do estado, Eliane Aquino, o secretário vistoriou e sobrevoou regiões atingidas, especialmente na capital, Aracaju, e nas cidades de Riachuelo, Carmópolis e Japaratuba.

O Governo de Sergipe, por meio da Defesa Civil estadual, está realizando o levantamento dos danos junto aos municípios atingidos. O coronel Alexandre Lucas reforçou que o Ministério do Desenvolvimento Regional está à disposição para apoiar as ações do Estado.

Leia mais: http://www.cidades.gov.br/ultimas-noticias/12165-equipes-da-defesa-civil-apoiam-regioes-atingidas-por-desastres-na-ba-e-em-se


Leia Também:

Anterior:

Próxima: