SJMR Belo Horizonte e IBMEC oferecem capacitação para migrantes -



No dia 23 de abril, alunos do Projeto Plano B – Ibmec Social realizaram o programa de capacitação para o mercado de trabalho, destinado a migrantes que tenham conhecimento intermediário de Português, com apoio do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Belo Horizonte (SJMR-BH).

Marcado pela espontaneidade e pelo compartilhamento de vivências, o curso teve o objetivo de preparar os imigrantes para o mercado e a cultura de trabalho brasileiro. Assim, foram abordados temas como Direitos e Obrigações, Crimes Laborais, Assédio Sexual e Moral no Ambiente de Trabalho. “Também foram repassados conhecimentos sobre o planejamento da carreira e delineamento de objetivos, além do exercício da autocrítica, para compreensão da características pessoais que precisam ser trabalhadas”, contou Nathália de Oliveira, analista social do SJMR Belo Horizonte.

Para o migrante venezuelano Jorge Luis, que há dois meses reside em Belo Horizonte, participar do curso foi uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos. “A capacitação me ajudou a desenvolver mais segurança para as próximas entrevistas de trabalho, levando em conta, por exemplo, como eu devo me portar, o que fazer e como preparar o meu currículo”, ressaltou Jorge Luis.

Projeto de Interiorização na Paraíba
No dia 18 de abril, foi a vez do SJMR de Boa Vista realizar o projeto de interiorização de três famílias venezuelanas na cidade de Conde Paraíba, Região Metropolitana de João Pessoa (PB).

Durante o período de três meses, o Serviço Pastoral do Migrante de Conde Paraíba oferecerá ajuda com moradia, alimentação e preparação para o mercado de trabalho ao grupo de 13 migrantes e solicitantes de refúgio.

O processo foi realizado com o apoio da Organização Internacional de Migração (OIM), Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira (FAB).

Fonte: SJMR

Leia mais: http://www.jesuitasbrasil.com/newportal/2019/04/30/sjmr-belo-horizonte-e-ibmec-oferecem-capacitacao-para-migrantes/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: