Pode Contar! fala sobre as aplicações, os desafios e o futuro da Certificação Digital em entrevista com Márcio Nunes, CIO da Valid -


O programa Pode Contar! Produzido pela Valid Certificadora Digital (https://www.validcertificadora.com.br), traz uma entrevista exclusiva sobre a utilização dos Certificados Digitais além das plataformas públicas, a evolução e os caminhos da Certificação Digital no Brasil.

O convidado para o bate-papo Márcio Nunes, Diretor de Certificação Digital, CIO da Valid e vice-presidente da ANCD – Associação Nacional de Certificação Digital, ressaltou durante a entrevista que sempre quando é feito um acordo formal, com exigência de uma assinatura e reconhecimento em cartório, é possível substituir todo esse processo pela assinatura digital. Segundo o executivo, essa substituição requer o uso do certificado digital que traz benefícios para usuário, tais como agilidade, conveniência, proteção de dados, segurança e validade jurídica.

“Essa substituição pode ser feita para qualquer tipo de acordo, venda, compra, processo mercantil de troca de bens, criando efetivamente uma experiência onde pessoas remotamente conseguem concluir a formalização de uma transação financeira ou mercantil”, destaca Nunes.


Sobre o futuro, o executivo ressalta que cada vez mais o certificado digital sai do contexto de cartão/token e o usuário passa a tê-lo na palma da mão com o celular. Essa experiência também acompanha a evolução do próprio uso do certificado digital, que se tornou um elemento importante de identificação de pessoas.

Cada vez mais haverá o uso massivo do certificado digital nas interações humanas e nas relações comerciais, quer seja para realizar transações diretamente com o Governo, transações entre pessoas ou empresas. “Sempre que houver a necessidade de a assinatura ter reconhecimento legal, basta assinar digitalmente com o certificado digital”, afirma Nunes.

Nunes finaliza a entrevista analisando que além de pessoas, já começamos a falar da utilização do certificado digital para objetos como, por exemplo, a legislação existente que prevê certificado digital para objetos metrológicos, tais como bombas de gasolina, equipamentos que de alguma forma precisam da identificação da pessoa jurídica que faz uso do dispositivo para garantir que o processo de pesagem, identificação e medição estejam adequados. “A tecnologia por trás do certificado digital é requerida cada vez mais nas interações digitais envolvendo pessoas e equipamentos”.

Assista a entrevista na íntegra pelo: https://www.youtube.com/watch?v=1r17v5yLaR0

Sobre o Pode Contar!

O programa Pode Contar! no YouTube foi criado em 2016, pela Valid Certificadora Digital, com o objetivo de ser um espaço para a troca de conhecimento e interação entre os profissionais das áreas contábil, jurídica, empresarial que utilizam a Certificação Digital e suas soluções.

Em menos de três anos, conta com mais de 168 mil horas de exibição, alcançando: mais de 140 vídeos; acima de 20 milhões de impressões; 2,4 milhões de views; com picos de mais de 9 mil engajamentos (likes, compartilhamentos e comentários). Para assistir aos programas acesse: http://www.validcertificadora.com.br/podecontar

Sobre a Valid Certificadora Digital

A Valid Certificadora Digital é uma empresa do grupo Valid especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso, cifragem e autenticação realizando operações criptográficas padronizadas nacional e internacionalmente, de acordo com a regulamentação estabelecida, na identificação de pessoas físicas ou jurídicas para assinatura digital; geração e armazenamento seguro de evidências digitais de uma transação eletrônica e diversas outras soluções. Credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) é Autoridade Certificadora de primeiro nível emitente dos certificados digitais ICP-Brasil, tais como e-CPF, e-CNPJ, NF-e, CT-e, SSL. Entre as áreas de atuação especializadas é PSS – Prestadora de Serviço e Suporte ICP-Brasil, ACT – Autoridade de Carimbo de Tempo, PS EEA – Prestador de Serviço para Entidade Emissora de Atributo, PSBio – Prestadora de Serviço Biométrico, Hub de Serviços em Blockchain e Gold Partner GlobalSign para emissões de SSL raiz internacional. Para conhecer mais sobre os serviços Valid em certificação digital, assinatura digital, carimbo do tempo, certificados de atributo e desmaterialização de processos e documentos, visite: www.validcertificadora.com.br ou https://blog.validcertificadora.com.br/podecontar/ para nos acompanhar nas redes sociais.


Leia Também:

Anterior:

Próxima: