O que levar em consideração na hora de escolher uma franquia para investir? -


O franchising brasileiro tem se tornado cada vez mais sólido, sendo uma opção segura de investimento para quem já tem experiência no ramo dos negócios mas, também, para os novos empreendedores. Entretanto, há ainda quem tem receio de investir o dinheiro acumulado em uma franquia.

Costumo dizer que o medo faz parte do negócio, acredito até que nos deixa mais atento aos mínimos detalhes para que a aquisição seja da melhor forma e que os benefícios alcancem o esperado. Em pesquisa recente, divulgado esse ano pela ABF – Associação Brasileira de Franchising, em comparação com 2017, o desempenho do setor de franquias se mantém em crescimento expressivo, apresentando um crescimento de 7% no faturamento. Isso significa que os índices de confiança na economia acompanham essa retomada.

Mas, para se certificar de qual franquia investir, a análise deve ser mais aprofundada levando em consideração alguns indicadores importantes para o sucesso dos negócios. Exemplificando, o ponto de partida inicia-se em: análise de mercado e estudo sobre a rede franqueadora.


Análise de mercado. Liste os segmentos de mercado que tenha identificação e dentro dessa lista, avalie os que têm se destacado nos últimos anos. Pense também fora da caixa, avalie ramos que possam agregar valor e proporcionar uma atuação contundente, considere as mudanças de hábitos da sociedade.

O setor de serviços, por exemplo, tem impulsionado o franchising com modelos de negócios diversificados, que atendem às necessidades de novos franqueados, com lojas em praças alternativas e não apenas com o tradicional, com unidades na rua. Costumam apresentar também, formato mais enxutos que, inclusive, facilitam a expansão para que o franqueado torne-se um multifranqueado, podendo abrir uma unidade no mesmo endereço, no modelo store in store.

O ramo de limpeza e conservação, no qual se enquadram as lavanderias, tem atuado significativamente para acompanhar as oportunidades de crescimento, indo de acordo à mudança de comportamento população. A última pesquisa da ABF sobre o desempenho em 2018 descreve que esse segmento apresentou uma variação de cerca de 5% no número de novas unidades em relação a 2017. Muitas famílias têm optado por terceirizar o serviço de limpeza de roupas em lavanderias, seja por conta da diminuição das áreas de serviço, sustentabilidade e economia de água, somado ao fato de aproveitar o tempo livre em momentos de lazer.

Dentro dessa análise de mercado, pondere também se há necessidade de estoque de produtos, como ocorre em segmentos de alimentação. Uma facilidade encontrada no ramo de serviços é que o fluxo permite uma rotatividade maior e sem a possível perca de produtos.

Nesse tópico, por fim, analise também se está apto para gerir os negócios no ramo, apesar da rede franqueada oferecer todo o suporte, há casos em que é necessário algum conhecimento do serviço, e há casos que não. Em redes de lavanderias é muito comum o empreendedor não ter experiência. Na Quality Lavanderia, por exemplo, 90% dos proprietários de lojas nunca atuaram antes no segmento de lavanderias se conseguem se desenvolver no ramo com os treinamentos. Para verificar se o potencial investidor se adaptará no ramo, as franqueadoras realizam análises de perfis, pois mais importante do que a experiência são os indícios do potencial investidor.

Estudo sobre a rede franqueadora. Uma franquia é resultado de conhecimento adquirido há anos. Nesse caso, a franqueadora projeta todo o negócio e, em vezes, abre franquias próprias que testam a reação dos públicos. Por isso, ao investir em uma franquia, você não investe apenas no negócio propriamente dito, mas sim em um compilado de estudos e serviços que garantem que o negócio seja seguro.

Atente-se ao histórico da franqueadora e aos anos de atuação. O retrospecto e os resultados divulgados são garantias de que a empresa tem um plano de negócio solidificado e que o apoio aos franqueados é contínuo.
Um fato importante é que a ABF chancela anualmente as marcas que apresentam o melhor desempenho nessa relação entre franqueado e franqueadora, medindo a qualificação da assistência e práticas de trabalho das franqueadoras, de acordo com o tempo de atuação e tamanho da rede. Quanto mais selos, significa que melhor essa relação e, mais do que isso, que há reais oportunidades de expansão aos franqueados. Nesse quesito, a Quality Lavanderia possui 13 Selos de Excelência em Franchising. Isso indica que o plano de negócios traçado é efetivo e atende às expectativas, além de qualificar o desempenho operacional, ou seja, sinaliza que os treinamentos agregam nos serviços prestados.

Citando os treinamentos, considere as redes que incluem todos os fatores para se gerir o negócio com segurança, não só com atividades operacionais, mas também com gestão de loja, de marketing e, evidentemente, dos aspectos administrativos e financeiros. São de extrema importância esses fatores pois, mesmo que o franqueado siga o plano traçado, ele precisa entender do que está sendo feito.
Aplicar o dinheiro em um negócio sempre será algo que “tira o sono”, opte por aplicar em negócios tendo esses indicadores apresentados como base inicial, o resultado auxiliará na escolha ideal, minimizando os riscos com franquias testadas e possibilitando atingir o sucesso.
* Claudia Coifman é gerente nacional de expansão e gestão de lojas da Quality Lavanderia, rede há mais de 20 anos no mercado de franchising. www.qualitylav.com.br/


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