Companhia de Jesus inicia Plano de Candidatos 2019 -



Cerca de 13 jovens, de diversas regiões do Brasil, participaram da primeira etapa do Plano de Candidatos ao Noviciado da Província dos Jesuítas do Brasil, realizada entre os dias 23 de fevereiro a 23 de março.

O Plano de Candidatos é um projeto do eixo vocacional da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) que auxilia os jovens em seu crescimento como pessoa, como cristão e como testemunha de Jesus Cristo para que possam responder ao chamado de Deus. Ele possibilita ao jovem a oportunidade de um discernimento vocacional para confirmar e decidir-se a pedir ou não o ingresso na Companhia de Jesus.

Dando continuidade ao discernimento vocacional, o grupo foi dividido em duplas e enviadas às comunidades jesuíticas do Acre, Bahia, Ceará, Minas Gerais, São Paulo e Piauí, para realizar, ao longo do ano, a prática de uma convivência comunitária ao lado de padres e irmãos. Durante o processo, os jovens irão passar por um período de acompanhamento e vida de oração.

O Plano de Candidatos acontece de fevereiro a dezembro e é dividido em três convivências comuns:

Convivência Loyola
Contempla os Exercícios Espirituais de três dias e tem o objetivo de integrar o grupo de candidatos. Colabora no autoconhecimento e na introdução à vida espiritual de cada um. Também proporciona estudos da história da vida religiosa, da missão da Companhia de Jesus no Brasil, da vocação do jesuíta irmão, entre outros assuntos. Nessa convivência, os candidatos também passam por um processo de psicodiagnóstico.

Convivência Montserrat
Permite ao candidato a oportunidade de conhecer o noviciado da Companhia de Jesus, em Feira de Santana (BA), realizado no segundo semestre, e a dinâmica do noviço jesuíta. Conversas com o mestre de noviços sobre suas experiências vocacionais também estão programadas.

Convivência Manresa
Os Exercícios Espirituais de oito dias marcam o início deste período. Entrevistas com alguns jesuítas, missões e formação humana e espiritual também compõe a programação da convivência.

Caso você tenha interesse em conhecer melhor este processo de discernimento ou queira indicar para algum jovem, entre em contato pelo e-mail vocacao@jesuitasbrasil.org.br ou pelo site www.magisbrasil.com.

Fonte: MAGIS Brasil

Leia mais: http://www.jesuitasbrasil.com/newportal/2019/04/16/companhia-de-jesus-inicia-plano-de-candidatos-2019/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: