Jardim vertical: tudo o que precisa para fazer o seu! -


Como fazer jardim vertical

Fonte: PaueAgua

Ter um jardim lindo é o sonho de muitas pessoas que estão decorando as suas casas, seja pela beleza das plantas ou pela vontade de tornar mais natural o espaço que habitam. No entanto muitas vezes é difícil se aventurar neste mundo da jardinagem, principalmente quando os ambientes são pequenos.


Nesse contexto surge uma opção viável e bem interessante: o jardim vertical. Ele tem a capacidade de trazer uma quantidade significativa de plantas, mas sem ocupar muito espaço. E podem ser feitos tanto em áreas externas quanto internas! A seguir vamos trazer tudo o que você precisa saber para fazer o seu.

Escolha os melhores tipos de plantas

Para construir um jardim vertical é necessário que você escolha os tipos de plantas mais adequadas para isso. Primeiramente você terá que saber que algumas espécies precisam de mais atenção solar, já outras preferem sombras e locais mais escuros.

Espécies como o Aspargo-Pluma e o Colar-de-pérolas se adaptam muito melhor com a presença constante do sol, já as Bromélias e o Dedo-de-Moça têm a necessidade de ficar em locais com menor iluminação. Tendo isso em vista você precisará decidir onde colocá-las e juntar espécies que tenham as mesmas características.

O jardim vertical é instalado na parede e não precisa de muita manutenção, além disso é possível colocar diversas plantas criando inclusive uma horta vertical.

Analise as técnicas e materiais disponíveis

Atualmente existem diferentes técnicas e materiais, por isso é importante analisar bem antes de fazer a sua escolha. Os blocos de concreto são estruturas já prontas que possibilitam a criação de uma parede inteiramente verde. Já os tijolos de barro são perfeitos para personalizar e delimitar o jardim.

Materiais recicláveis são propostas interessantes e levam a sustentabilidade como direcionamento. Podem ser criados a partir de garrafas pet e canos de PVC, e têm uma pegada mais autoral e manual. Além dessas opções é possível comprar jardins verticais prontos, que facilitam muito na hora de montar e organizar as suas plantas.

Jardim vertical reciclavell

Fonte: O Globo

Preste atenção nos cuidados

Para cuidar de um jardim vertical você precisa adotar alguns cuidados. Adubar, drenar e regar as plantas são atividades essenciais para o crescimento e fortalecimento das plantas. Lembre-se sempre que, cada espécie possui necessidades diferentes de nutrientes, solo e água, e isso também pode variar conforme a estação. No outono as plantas precisam de menos água e devem ser podadas com frequência, por exemplo, o que é diferente no verão, quando precisam de menos sol e é necessário regar mais frequentemente.

Além disso, equipamentos para jardim são fundamentais para uma boa manutenção e cuidado.

Crie um jardim que combine com a sua casa

A última dica que você deve levar em consideração é a combinação do jardim com a sua casa. Tenha em mente que este jardim vertical vai fazer parte da decoração, e por isso deve estar bem relacionado com o restante dos itens dispostos. Uma ideia legal é apostar em flores em tons que combinem com a decoração, por exemplo. Além disso, é interessante dar um olhada em acessórios de jardinagem que podem deixar o seu ambiente ainda mais bonito.

Agora que você já sabe tudo que precisa para montar o seu jardim vertical, confira alguns produtos de jardinagem da WebContinental! Aproveite para ficar por dentro das opções e preços disponíveis.

Leia mais: https://blog.webcontinental.com.br/decoracao-e-casa/jardim-vertical-tudo-o-que-precisa-para-fazer-o-seu/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: