Facens recebe 17 alunos estrangeiros, participantes do Global Leaders Program, para vivência intercultural -


Troca de experiências, interação cultural e compartilhamento de conhecimento. Assim serão os próximos dias na Facens, que receberá estudantes da Bulgária, Coreia do Sul, Lituânia, Nigéria, Polônia, Reino Unido e Tanzânia, todos alunos da Coventry University, no Reino Unido. A visita acontecerá entre os dias 8 e 16 de abril e faz parte do programa Global Leaders, iniciativa da universidade britânica para incentivar e promover o convívio multicultural.

Os estudantes conhecerão o FACE – Facens Centro de Empreendedorismo, o LIS – Laboratório de Inovação Social e o Smart Campus, participarão do IoT Day no Parque Tecnológico de Sorocaba, visitarão empresas parceiras em Sorocaba e região e pontos turísticos da capital paulista e de Paraty, no Rio de Janeiro.

Além dos alunos, dois professores de Engenharia Mecânica, Espacial e Automotiva e Engenharia de Meio Ambiente e Computação da Coventry University integram a comitiva em visita à Facens. Eles participarão da Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia da Facens, ministrando as palestras interativas An overview of the Current Technologies e The Challenges of Delivering Engineering Projects Successfully.


Esta é a terceira vez que a Facens participa do programa Global Leaders. “Estamos cada vez mais estreitando laços com a Coventry University e solidificando nossa participação na rota de universidades que recebem estudantes internacionais. É uma internacionalização ativa, pois também enviamos nossos alunos para o Reino Unido”, diz Rosi Vieira, coordenadora do Departamento de Relações Internacionais da Facens. Oito alunos, além de três professores e um funcionário, já foram enviados para o Reino Unido pelo programa e, em 2019, dois estudantes vivenciarão a experiência internacional.

Outro fator importante, lembra Rosi, “é a possibilidade de gerar projetos em conjunto, pois há interação e troca de conhecimento também entre os professores da Coventry University e da Facens”.

Mais informações sobre a Coventry University e sobre o programa Global Leaders em http://www.coventry.ac.uk/study-at-coventry/student-support/enhance-your-employability/global-leaders-programme/

Sobre a Facens: Entidade filantrópica criada há 41 anos, a Facens é referência no ensino superior de Engenharia, reconhecida com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação). Focada na formação do profissional cidadão e com alto índice de empregabilidade aos seus formandos (média superior a 90% nos últimos 12 anos), oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, além de 20 opções de pós-graduação, entre MBAs e cursos de especialização. A Facens conta com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, atende a quase 5 mil alunos de graduação e pós em uma área 100 mil m² em Sorocaba/SP e, com foco na internacionalização, atua ativamente buscando oportunidades e parcerias com instituições do mundo todo.

Referência também em inovação, a Facens tem um Smart Campus, salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados, entre eles o recém inaugurado Laboratório de Manufatura Avançada 4.0. Na área de inovação, a Facens ainda conta com vários núcleos que contribuem para a formação dos alunos, desenvolvimento de professores e parcerias com empresas e comunidade: o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo, o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), o Fab Lab (primeiro do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo M.I.T), o Smart Campus Facens, um laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, com vários prêmios nacionais e internacionais: ABMES e GS-1 no Brasil, Smart Cities UK 2017 (Inglaterra) e pelo IDTechEx 2018 Europa (Alemanha) entre outros. Em 2018 a Facens foi reconhecida como Universidade do Ano em empreendedorismo pela rede Babson Collaborative, da Babson College/EUA).


Leia Também:

Anterior:

Próxima: