Loja desorganizada e seus prejuízos para o varejo -


Você sabe quais são os motivos que levam um cliente a desistir de uma compra?Na maioria das vezes essa decisão é tomada após experiência negativa dentro do varejo. Questões de organização e falta de layout de loja e distribuição dos produtos estão entre as razões dessa desistência, entre outras que você confere abaixo:

Má sinalização e desorganização nas prateleiras

A falta de sinalização na loja faz com que o cliente não ache o que ele precisa. Seja na escolha do produto, no percurso que fará até o caixa ou até mesmo para achar a seção específica. Imagine que um consumidor entrará pela primeira vez na sua loja.

Será que ele encontraria com facilidade o que deseja? Faça essa pergunta a si e se a resposta for não, é hora de fazer ajustes no quesito sinalização. Se você não facilita o deslocamento do consumidor dentro do estabelecimento, certamente sua venda será afetada.


Além disso, muitos supermercados deixam suas gôndolas e prateleiras desorganizadas. São produtos jogados, sem ordem, que causam desconforto aos olhos do consumidor, dificultando suas escolhas. As rupturas (falta de produtos) também são sinal de desorganização. Esses dois aspectos podem afastar os compradores da loja.

Ambientes mal planejados e produtos sem os preços ou com preços errados

Se o cliente encontra obstáculos pelo caminho, como corredores apertados, a tendência é que ele desista das compras. Além disso, a disposição dos corredores dentro da loja fala muito sobre organização ou a falta dela. Se de cara ele encontra um corredor sem planejamento, também desistirá da compra.

Outro grave erro cometido por boa parte dos supermercados é a falta de preços dos produtos ou a divergência dos preços. A desorganização da precificação causa confusão nos clientes. Por isso, todo cuidado é pouco. O cliente quando está à procura de algum produto, é um direito dele ter acesso aos valores. E nada mais justo do que passar a informação correta.

Vitrine pouco atraente e falta de iluminação

Se a vitrine é a primeira impressão que o cliente tem da loja, não ter cuidado com ela é um erro fatal. Excesso de cores, desorganização e má exposição dos produtos estão entre os principais descuidos. Vitrine “velha”, com os mesmos produtos expostos, também é outro problema grave em boa parte dos supermercados.

Já a falta de iluminação deixa o ambiente triste, sombrio, pouco acolhedor. A boa iluminação é uma forma de atrair o cliente e de realçar os produtos. Quando isso não acontece, o ambiente não se torna agradável e os produtos passam por despercebidos.

Má disposição dos produtos e equipe despreparada

A exposição dos produtos também está diretamente ligada ao ato das compras. Se os itens estão desorganizados o cliente fica confuso e desiste de levá-los para casa.

Quanto ao vendedor, ele precisa saber responder os questionamentos do cliente, seja sobre um determinado produto ou sobre a loja. Quando isso não acontece, o consumidor não se sente seguro, confortável para a compra.

Outro grave problema é não tratar bem o cliente ou ser invasivo demais. São posturas não aceitas em qualquer tipo de atendimento e fazem as vendas despencarem.

Problemas no estoque

Esse sim é um dos grandes vilões no varejo. Quando o estoque não é organizado o prejuízo é grande. Comprar mais que o necessário e a falta de conferência e de controle no acesso de pessoas no depósito, que podem gerar rupturas, estão entre os principais problemas.

Não registrar todas as movimentações também é um problema relacionado à gestão do estoque. O mau armazenamento de produtos, como mantê-los em altas temperaturas ou a ambientes de muita umidade, pode levar a grandes perdas.

A desorganização de uma loja gera incômodo, desconforto e até mesmo a perda do cliente e, consequentemente, queda nas vendas. O consumidor, quando vai às compras, está em busca de um ambiente agradável e organizado para encontrar o que está procurando. Ele busca facilidades na sua experiência e quando não encontra dá adeus a esse varejo.

Leia mais: https://www2.flixdovarejo.com.br/loja-desorganizada-e-seus-prejuizos-para-o-varejo/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: