Como decorar sala de estar pequena? -


Como decorar sala de estar pequena

Fonte: Decorfacil

A sala de estar é um dos principais cômodos da casa, já que é um ambiente de convivência entre os membros da família e os amigos que frequentam o lar. Por isso, é preciso que tenha lugar para que todos possam se acomodar confortavelmente e transitar livremente. E quando o espaço é pequeno? O que fazer? O que priorizar? Como distribuir os móveis pelo cômodo? Pensando nessas dúvidas, separamos cinco dicas que serão super úteis para você. Confira no post abaixo.


1. Meça seu espaço para que os móveis caibam adequadamente

Medir o espaço é muito importante para que os móveis se encaixem perfeitamente e permitam que todos que transitam pelo cômodo possam ir e vir tranquilamente. Após medir toda a sala, você pode começar uma busca por móveis prontos ou sob medida que encaixem na área disponível. Os sofás você encontra de diversos tamanhos, como conjuntos de dois e três lugares, sofás em L e poltronas que podem ser combinadas entre si. Já as estantes e racks estão cada vez mais modernas e funcionais, ou seja, existem muitas opções para espaços pequenos.

2. Dê prioridade para o que realmente importa

Pense muito bem antes de começar a adquirir os móveis da sua sala de estar se ela for pequena, já que móveis muito grandes ou em excesso podem acabar diminuindo seu espaço. O ideal é que você se planeje para saber o que terá na sua sala de estar: Televisão? Plantas? Poltronas e cadeiras? Estante ou prateleiras? Após definir isso, dê prioridade para o que você realmente precisa, dessa forma, mais organizada, seu cômodo ganhará vida e mais espaço.

3. Aposte na padronização da decoração

Uma vez que você mediu seu espaço e definiu quais serão os principais móveis, é hora de pensar na decoração. Lembre-se: espaços pequenos são ótimos para seguir uma linha de cores e objetos. Escolha de duas a três cores e forme padrões, como: cortina da mesma cor que as almofadas e capa do sofá; objetos na estante ou nas prateleiras que tenham tons parecidos; quadros ou molduras nas paredes, que dão vida e chamam atenção para fora do espaço em questão. Dessa forma sua sala ficará super estilosa sem sobrecarregar o visual.

4. Projete uma iluminação que valorize os principais pontos

Uma boa iluminação transforma seu espaço em um lugar mais aconchegante e harmonioso, além de fazê-lo parecer maior. O ideal é que sua sala pequena tenha uma grande janela por onde entre luz natural durante o dia, mas se isso não for uma realidade, aposte em pontos de iluminação artificial, como, abajures, luminárias e pequenos lustres. As luminárias de chão são uma ótima opção pois não ocupam muito espaço e projetam uma ótima iluminação para onde são direcionadas. Pontos de luz suspensos também são ótimos quando se trata de espaços pequenos, já que podem estar presos a paredes ou no teto.

5. Customize o ambiente com espelhos

Uma das principais dicas para decoração em lugares pequenos é a utilização de espelhos, já que eles dão profundidade aos ambientes e criam uma impressão de que a área é maior. Uma sugestão é customizar uma parede toda com espelho ou usar molduras com espelho que combinem com o restante da decoração.

Modificar uma das paredes e manter uma decoração minimalista, que é uma forma de decorar ambientes com o mínimo de móveis e objetos, utilizando a mesma paleta de cores em tudo, também é uma ótima dica. Isso ajuda a criar uma identidade e mantém seu espaço dinâmico, para que as pessoas e os objetos possam conviver tranquilamente.

Gostou das dicas? Quer saber como decorar o restante do seu lar? Então confira esse conteúdo sobre decoração de apartamento pequeno. Não deixe de acessar nossa categoria de móveis para sala de estar na WebContinental e escolher seus novos móveis!

Leia mais: https://blog.webcontinental.com.br/decoracao-e-casa/como-decorar-sala-de-estar-pequena/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: