Colégio Diocesano incentiva vivência eleitoral dentro da sala de aula -


Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Diocesano, em Teresina (PI), participaram do Projeto de Liderança Estudantil, promovido pela instituição de ensino, para estimular os jovens na vida política e em exercer o papel de cidadania, por meio de simulações eleitorais internas.


O projeto, realizado dia 8 de março, teve o objetivo de escolher os representantes de cada turma, para zelar pelos direitos coletivos, além de ter a responsabilidade em dar voz às diversidades das turmas. “O Projeto de Liderança Estudantil do Diocesano visa garantir a formação de cidadãos capacitados no zelo e no cuidado com o bem comum”, ressaltou o diretor geral do Diocesano, padre Vicente Zorzo.

Esse ano, a ação coincide com uma das quatro Preferências Apostólicas Universais – Acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor -, como o novo horizonte do corpo apostólico e o ponto de orientação à Companhia de Jesus em sua missão pelos próximos dez anos.

Para a orientadora educacional da 3ª série do Ensino Médio, Lorenna Munise, o trabalho tem a importância em “desenvolver nessas crianças e nesses jovens um senso de autonomia na busca por uma sociedade mais justa, mais solidária e mais sustentável”.

“A gente procura passar uma consciência política e não partidária. Criar uma consciência crítica política de respeito, de ética, de tolerância, de respeito à diversidade, à multiculturalidade, aos direitos humanos. Então, são esses valores que a gente prega em sala de aula e procura instigar este protagonismo do aluno dentro dessas práticas ”, frisou o professor do Colégio Diocesano, Victor Marcelo.

No final do processo, mais de 2 mil jovens, em um compromisso da educação, elegeram seus líderes, e aprenderam que a política está presente em todos os momentos, seja na escola, na família ou na vida em sociedade. Após as eleições, os líderes continuam participando de formações no Sítio Santo Inácio, com o auxílio da Pastoral do Colégio Diocesano.

Fonte: Colégio Diocesano (Teresina / PI)

Leia mais: http://www.jesuitasbrasil.com/newportal/2019/03/25/colegio-diocesano-incentiva-vivencia-eleitoral-dentro-da-sala-de-aula/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: