Facens desenvolve webpágina para telhado verde -


As equipes de engenharia Agronômica e do laboratório de Engenharia Elétrica da Facens criaram uma webpágina para compor projeto de pesquisa da FAPESP que está sendo desenvolvido pelo Instituto Cidade Jardim. Trata-se da Telha Sanduíche Cultivável, produto que deve simplificar a adoção de telhados verdes em áreas urbanas e para o qual a Facens é fornecedora de tecnologia de IoT (Internet das Coisas)

A Telha Sanduíche Cultivável desenvolvida pelo Instituto Cidade Jardim usa como base as telhas térmicas tipo sanduíche, com recheio de isopor ou poliuretano, já aceitas pelo mercado, mas introduz inovações para a passagem de água, para introdução de sementes, plantio de mudas e cultivo de plantas ornamentais ou alimentícias no telhado. Com os recursos de IoT que fazem parte do projeto, será muito mais simples ter e cuidar de um telhado verde, pois o monitoramento da necessidade de água e nutrientes, por exemplo, será feito a partir de sensores instalados próximos à raiz das plantas.

Sobre a Facens: Entidade filantrópica criada há 41 anos, a Facens é referência no ensino superior de Engenharia, reconhecida com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação). Focada na formação do profissional cidadão e com alto índice de empregabilidade aos seus formandos (média superior a 90% nos últimos 12 anos), oferece 11 cursos de graduação, sendo 9 de Engenharia (Mecânica, Computação, Química, Elétrica, Mecatrônica, Civil, Alimentos, Produção e Agronômica), um curso de Tecnologia em Jogos Digitais e um de Arquitetura e Urbanismo, além de 20 opções de pós-graduação, entre MBAs e cursos de especialização. A Facens conta com um corpo docente composto por mestres, doutores e especialistas, atende a quase 5 mil alunos de graduação e pós em uma área 100 mil m² em Sorocaba/SP e, com foco na internacionalização, atua ativamente buscando oportunidades e parcerias com instituições do mundo todo.


Referência também em inovação, a Facens tem um Smart Campus, salas de aulas modernas e mais de 50 laboratórios especializados, entre eles o recém inaugurado Laboratório de Manufatura Avançada 4.0. Na área de inovação, a Facens ainda conta com vários núcleos que contribuem para a formação dos alunos, desenvolvimento de professores e parcerias com empresas e comunidade: o FACE (Facens Centro de Empreendedorismo, o LIS (Laboratório de Inovação Social), o LIGA (Laboratório de Inovação em Games e Apps), o LINCE (Laboratório de Inovação e Competições de Engenharia), o Fab Lab (primeiro do interior do Brasil, pertencente à rede mundial de laboratórios de fabricação digital criada pelo M.I.T), o Smart Campus Facens, um laboratório vivo para soluções em cidades inteligentes, com vários prêmios nacionais e internacionais: ABMES e GS-1 no Brasil, Smart Cities UK 2017 (Inglaterra) e pelo IDTechEx 2018 Europa (Alemanha) entre outros. Em 2018 a Facens foi reconhecida como Universidade do Ano em empreendedorismo pela rede Babson Collaborative, da Babson College/EUA).


Leia Também:

Anterior:

Próxima: