Indústria avícola brasileira luta para manter mercado árabe -


Desde o último dia 17/2, dezesseis indústrias exportadores de carne de frango e ovos estão na Gulfood Dubai 2019, em busca de recuperar o mercado da árabe. Trata-se de uma iniciativa da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Centenas de encontros de negócios foram programados pelas 16 empresas durante a Gulfood que termina dia 21/2, especialmente com importadores e potenciais clientes do Oriente Médio, Ásia e Leste Europeu.

Foram mais de mil shawarmas (prato típico árabe à base de carne de frango), centenas de omeletes, mostrando a qualidade do nosso produto, e reuniões de contatos com os nossos atuais clientes e para a abertura de novos negócios“, afirmou Ricardo Santin, diretor executivo da ABPA, em vídeo divulgado na página da entidade no Facebook.


As indústrias avícolas brasileiras presentes na Gulfood 2019 são: Agroaraçá, Aurora, Avenorte, Bello Alimentos, BRF, Copacol, Frango Granjeiro,  Frango Pioneiro, GTFoods, Integra, Jaguafrangos, Lar, Netto Alimentos, São Salvador Alimentos, Uniaves e Vibra.

Segundo a ABPA, além de negócios, a participação na feira tem outro objetivo: fortalecer a imagem do Brasil como parceiro dos países árabes para a garantia de oferta de alimentos.  Com este foco, a entidade participa de encontros com stakeholders do mercado árabe, e distribui materiais informativos para o público do evento, com informações sobre os produtos e as empresas brasileiras.

“Temos boas expectativas com o desempenho das exportações para o Oriente Médio neste ano, especialmente após a implantação do novo escritório da ABPA em Dubai, o que deverá ocorrer em breve”, detalha Francisco Turra, presidente da ABPA. “Exatamente por isso, a associação empregará esforços extras junto aos mercados árabes nas próximas semanas, a exemplo da ação na Gulfood”, completa.

A avicultura brasileira é a maior produtora e exportadora de carne de frango halal do mundo, com 1,438 milhão de toneladas embarcadas em 2018. 

A maior parte absoluta destes embarques segue para os países do Oriente Médio. Os Emirados Árabes Unidos são os maiores importadores de ovos e um dos principais destinos da carne de frango brasileira.

A Arábia Saudita, por sua vez, é a maior importadora de carne de frango do Brasilporém, no último mês de janeiro, reduziu o volume de suas importações do produto brasileiro em 28%. No final do primeiro mês do ano, a Arábia Saudita desabilitou cinco frigoríficos da lista de exportadores de carne de frango para a região.

Visita Ilustre

ABPA Gulfood Dubai mercado árabe carne de frango

O Embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Luís Lemos Igreja, foi recebido por Ricardo Santin no espaço da ABPA no pavilhão das proteínas brasileiras durante a Gulfood 2019

Além de empresas interessadas nos produtos avícolas brasileiros, o estande da ABPA também recebeu a visita, na terça-feira (19/2), do Embaixador do Brasil em Abu Dhabi, Fernando Luís Lemos Igreja. Ele foi recebido pelo diretor executivo da ABPA, Ricardo Santin, quando trataram de demandas e perspectivas sobre as exportações do setor para a região, que é o principal destino dos embarques brasileiros de carne de frango.

Sobre a ABPA

A ABPA é a representação político-institucional da avicultura e da suinocultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos da avicultura e da suinocultura do Brasil, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 8 bilhões.

Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a Apex-Brasil, das três marcas setoriais das exportações brasileiras de aves, ovos e suínos: Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork.

Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas e suinícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos e de carne de frangos e de suínos.

Esse conteúdo foi útil para você? Cadastre-se para receber nossa newsletter semanal!

Com informações da Assessoria de Imprensa da ABPA

Leia mais: https://avicultura.info/pt-br/industria-avicola-brasileira-mercado-arabe/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: