A REVOLUÇÃO DAS VACINAS RECOMBINANTES -


Conteúdo disponível em: Español (Espanhol)

nnovax ND-IBD® chega ao mercado brasileiro para iniciar um novo e disruptivo ciclo na avicultura local

vacunasInnovax ND-IBD® traz como palavras-chave a inovação, a conveniência, a eficácia e a performance, fazendo destes os seus grandes pilares que ao final do dia trazem retorno sobre o investimento ao usuário.


A Innovax ND-IBD® chega ao Brasil como a nova geração das vacinas recombinantes. O ano ainda não acabou para a MSD Saúde Animal, a mesma continua inovando em 2018, após trazer Exzolt® (Fluralaner), para o tratamento de infestações por ácaros das aves, agora chega com mais inovação.

é a primeira vacina com tripla ação para atuar na proteção contra a Doença de Marek, a Doença de Gumboro (IBD) e a Doença de Newcastle (ND) em uma só aplicação.

Após 14 anos de estudos, ideias lógicas e suposições, aprendizado massivo, a MSD vagarosamente descobriu qual o sítio de inserção, qual o promotor, o quanto expressa, quais os genes, qual a ordem dos genes e se colocaríamos em um ou dois lugares.

Chegamos a uma expressão forte das proteínas, uma excelente viremia, alta capacidade de replicação e estabilidade dos genes inseridos in vitro e in vivo. Innovax ND-IBD® foi projetada para o controle eficaz, permitindo assim a máxima expressão do desempenho zootécnico das aves.

É a primeira vacina HVT (Herpesvirus of Turkeys) de construção dupla a fornecer proteção duradoura contra as três principais doenças que ameaçam a integração avícola brasileira.

Este desenvolvimento permitiu que a proteção contra ambas, IBD e ND, agora seja possível em uma única dose, fornecendo melhor proteção ao lote e aumentando a produtividade.

A vacinação no incubatório, com uma construção HVT, garante uma proteção mais uniforme, enquanto elimina as perdas de desempenho devido a reações de vacinas respiratórias contra NDV ou a preocupação sobre a interferência de anticorpos maternos com as vacinas tradicionais contra IBD.

1.INOVAÇÃO → Para construção da Innovax ND-IBD®, utilizou-se o HVT FC126, uma base comprovada para vacinas HVTs de construção única e é a espinha dorsal da construção dupla da nova vacina. O cassete contendo o importante gene da proteína F do NDV e o gene VP2 do do IBDV é inserido na posição US2 no vírus HVT (Figura 1).

Figura 1. Construção da INNOVAX ND IBD

Figura 2. INNOVAX ND-IBD ®. Única aplicação,
proteção contra três vírus.

2.CONVENIÊNCIA → A Innovax ND-IBD® (Figura 2) é aplicada no incubatório in ovo aos 18 dias de incubação (0,05 ml) ou em pintos de um dia de idade por via subcutânea (0,2 ml).

Uma vez que as aves são vacinadas, o vírus infecta os linfócitos T e B, expressando e apresentando as proteínas do HVT (Marek), F (NDV) e VP2 (IBD). O sistema imunológico desenvolve imunidade (anticorpos e células mediadas) ao vírus HVT, mas também às proteínas IBD-VP2 e ND-F expressas pelos genes inseridos. Os anticorpos contra a proteína F previnem que o vírus da Doença de Newcastle se funda ou se una às células, fornecendo proteção contra o NDV. Os anticorpos contra a proteína VP2 impedem que o vírus da Doença de Gumboro infecte as células, fornecendo proteção contra a IBD.

3.RÁPIDA E ALTA PROTEÇÃO → Após inúmeros testes in vitro, a Innovax ND-IBD® mostrou-se rápida e altamente protetiva nos testes in vivo, garantindo assim um controle eficaz para as três doenças (Gráficos 1, 2 e 3).

DOENÇA DE MAREK

Contra a Doença de Marek, aves SPF (Specific Pathogen Free) foram vacinadas com Innovax ND-IBD® por via subcutânea e desafiadas aos 9 dias pós vacinação com a cepa muito virulenta do vírus (vvMDV) RB1, de acordo com a monografia 0589 da EU Farmacopéia.

As aves do grupo controle devem apresentar >70% de mortalidade ou lesões macroscópicas severas e a proteção deve ser >80% nas aves vacinadas. Após o desenvolvimento da imunidade, a proteção é para toda a vida da ave, devido a característica da vacina HVT persistente.

DOENÇA DE GUMBORO

Aves SPF foram vacinadas com Innovax ND IBD por via subcutânea e desafiadas aos 14, 21, 28 e 42 dias de idade com o vírus muito virulento (vvIBDv) CS89, de acordo com a monografia 0587 da EU Farmacopéia. Os controles foram vacinados apenas com vacina HVT. A rápida proteção contra vvIBDv já é observada aos 14 dias de idade.

DOENÇA DE NEWCASTLE

Para fornecer informações adicionais à América Latina, Ásia e Oriente Médio, testamos Innovax ND-IBD® contra um desafio do vírus da Doença de Newcastle genótipo VII. Neste estudo, a Innovax NDIBD ® sozinha alcançou 90% de proteção em 20 dias. A adição de Nobilis® ND C2 forneceu proteção completa a partir dos 12 dias de idade. 89

4. PERFORMANCE → Uma vantagem desta tecnologia é que não será preciso, em muitos casos, expor as aves aos vírus vacinais vivos, contra as doenças de Gumboro ou Newcastle. Consequentemente, elas reduzem o gasto de energia para criar imunidade contra essas enfermidades, o que contribui para melhor desempenho das aves nas granjas. A diferença de performance positiva é observada em todas a situações já comparadas com utilização da Innovax ND-IBD®. No Peru, primeiro país da América Latina a lançar a vacina, foram observados ganhos significativos em comparação com programas vacinais utilizando cepas W2512 (IBD) (Tabelas 1 e 2).

Considerações finais : A MSD Saúde Animal busca dia após dia desenvolver tecnologias que agreguem valor aos mercados em todas as suas áreas de atuação, com o claro objetivo de melhorar a vida das pessoas com foco em ciência para animais mais saudáveis. Neste sentido, Innovax ND-IBD® chega ao mercado brasileiro para iniciar um novo e disruptivo ciclo na avicultura local, buscando auxiliar a agroindústria a seguir competitiva e a atender as necessidades cada vez maiores do mercado consumidor.

veio para ajudar nossa indústria a construir o futuro, que já começou

Em caso de dúvidas, procure o profissional da MSD responsável pelo seu território. Estamos à disposição para esclarecer qualquer questionamento que exista. Conte conosco!

Leia mais: https://avicultura.info/pt-br/a-revolucao-das-vacinas-recombinantes/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: