Procon alerta para recalls de janeiro de algumas marcas de veículos -


A J. Toledo da Amazônia Indústria e Comércio de Veículos Ltda. pomove campanha de chamamento das motocicletas da marca Suzuki, modelos V-STROM650A/XT, GSX-S750A/ZA e GSX-R1000A/RA/RAZ, ano/modelo 2018 a 2019, para substituir a base do alojamento e o anel de vedação da bomba de combustível.

A empresa constatou que devido ao desenho inadequado do alojamento do anel de vedação no suporte da bomba de combustível, pode ocorrer a torção deste anel durante o processo de montagem. Nesta condição, a propriedade de vedação pode ser reduzida em função da variação da pressão interna no tanque de gasolina, o que pode ocasionar infiltração de combustível através deste anel de vedação causando vazamento externo. O combustível que vazar, na presença de uma fonte de ignição, pode ocasionar fogo.

A Toyota do Brasil Ltda. promove campanha de chamamento dos veículos do modelo Prius, fabricados entre 9/7/2011 e 26/9/2013, de chassis de código alfanumérico JTDKN36U, em que os últimos sete dígitos do chassi são 1392952-1703224, para reprogramação do módulo eletrônico de controle do sistema híbrido do veículo.


A empresa constatou que os veículos envolvidos na presente campanha são dotados de um dispositivo de segurança que é automaticamente acionado caso ocorra alguma falha no sistema híbrido. Em raras situações, o dispositivo de segurança poderá não acionar o modo de segurança, caso em que ocorrerá a redução da potência do motor e da velocidade com a parada total do veículo durante a condução.

Embora a direção e a frenagem permaneçam ativas, poderão ocorrer a perda de potência e a redução total da velocidade (parada) do veículo durante a condução, principalmente se o veículo estiver sendo conduzido em alta velocidade, o que implicaria em riscos de acidentes e danos materiais e físicos aos ocupantes do veículo e/ou terceiros.

A Audi do Brasil Indústria e Comércio de Veículos Ltda. promove campanha de chamamento dos veículos A4 Avant 2.0, ano/modelo 2012 a 2014; A4 Sedan 2.0, ano/modelo 2012 a 2014; A5 Cabriolet 2.0, ano/modelo 2012 a 2013; A5 Coupé 2.0, ano/modelo 2012 a 2013 e A5 Sportback 2.0, ano/modelo 2012 a 2014, para substituição da bomba suplementar do líquido de arrefecimento do motor.

A empresa constatou que partículas no líquido de arrefecimento provenientes de agentes externos ou penetração de umidade na eletrônica da bomba suplementar de arrefecimento do motor podem acarretar no bloqueio do componente. Se bloqueada ou em curto-circuito, a bomba suplementar do líquido do arrefecimento do motor pode superaquecer, com risco de incêndio no compartimento do motor, podendo ocasionar danos materiais e físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros.

Para saber se um produto é objeto de recall, o consumidor deve entrar em contato direto com o fornecedor. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também mantém em seu site o sistema online de recalls (aqui), com as campanhas informadas ao DPDC.

Texto: Fernanda Coiro/Procon RS
Edição: André Malinoski/Secom

Leia mais: https://estado.rs.gov.br/procon-alerta-para-recalls-de-janeiro


Leia Também:

Anterior:

Próxima: