Verão pede mais cuidado com os olhos -


Além da exposição ao sol, o contato com cloro e filtros solares pode ocasionar infecções e alergias

O verão é uma das estações mais esperadas do ano, mas o calor e o excesso de luminosidade desta época são um risco para os olhos e causam danos que poderiam ser evitados com algumas práticas simples. Para o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), no período da alta temporada os cuidados com os olhos devem ser redobrados. 


Além da exposição ao sol, o contato com cloro e filtros solares pode ocasionar infecções e alergias. Quais seriam as recomendações que o especialista teria para evitar incômodos e garantir férias mais tranquilas aos habituais frequentadores das praias e piscinas?

Conforme o Dr. Ernani, as queixas das alergias oculares e irritações são muito comuns durante os meses de verão, e de um modo geral decorrem do excesso de cloro em piscinas e da exposição exagerada aos filtros solares e à luz do sol em determinados horários do dia. Para quem frequenta muito a piscina, a primeira providência é simples: lavar o rosto repetidas vezes para retirar o volume de excesso de cloro. Com esse cuidado, evita-se a irritação e a vermelhidão na região dos olhos. A presença do cloro na água seca as lágrimas, deixando as pálpebras ressacadas. 

Chapéus e óculos adequados são essenciais para proteger os olhos. Quanto ao uso de preventivos, apenas nos casos de pequenas alergias o interessado pode recorrer ao colírio lubrificante, mas sempre é recomendável consultar um oftalmologista para a correta prescrição médica. 

Leia mais: http://www.sissaude.com.br/sis/inicial.php?case=2&idnot=31768


Leia Também:

Anterior:

Próxima: