RÚSSIA E SÉRVIA ASSINAM PACOTE DE ACORDOS PARA USO PACÍFICO DA ENERGIA NUCLEAR -


21. jan, 2019

ffffffUm pacote de acordos para a implementação de projetos conjuntos no campo da utilização da energia nuclear para fins pacíficos  foi assinado entre a Sérvia e a Rússia durante a visita do presidente russo, Vladimir Putin, a Belgrado. O acordo intergovernamental será com base em tecnologias comprovadas e inovadoras. Também ficou acertada uma declaração conjunta sobre uma parceria estratégica entre os dois países para a construção de um centro de ciência, tecnologia e inovação nuclear. Pelo lado russo, o acordo foi assinado por Alexey Likhachev, Diretor Geral da Rosatom. Nenad Popovich, ministro encarregado da inovação e desenvolvimento tecnológico, assinou pelo lado sérvio. Vladimir Putin, e o presidente da Sérvia, Aleksandar Vučić, estiveram presentes na cerimônia. “Estamos formando hoje uma base sólida para o desenvolvimento de atividades tecnológicas de ponta na Sérvia que perdurarão por muitos anos. É difícil de imaginar como melhorar a eficiência econômica, como desenvolver a agricultura, a medicina, a educação e a qualidade de vida, sem o uso de átomos pacíficos. A assinatura deste acordo intergovernamental marca o início de uma cooperação estreita e prolífera no campo da inovação, e da cooperação digital, científica e técnica com o nosso parceiro histórico –  disse Nenad Popovich

O acordo estabelece um amplo conjunto de áreas de cooperação entre os países, incluindo, mas não limitando-se à assistência na criação e melhoria da infraestrutura de energia nuclear na República da Sérvia; a concepção, construção e modernização de reatores nucleares de pesquisa; o desenvolvimento da medicina nuclear; a implementação de pesquisa fundamental e aplicada no campo da energia nuclear; o desenvolvimento de inovações, novas tecnologias e tecnologias digitais modernas no campo da energia nuclear; a aplicação de tecnologias de radiação na agricultura e na indústria; a educação, formação e reciclagem de especialistas para a indústria nuclear.


1111Alexey Likhachev(foto) disse que “A Sérvia tem potencial e experiência únicos no desenvolvimento e uso de tecnologias nucleares. Nós identificamos projetos que combinarão competências profissionais, humanas e técnicas da Rússia e da Sérvia. Mais especificamente, a implementação do projeto para construir o centro de ciência, tecnologia e inovação nuclear não só dará um forte impulso à cooperação bilateral entre a Rússia e a Sérvia numa série de áreas inovadoras, incluindo a medicina, indústria e agricultura, mas também servirá de plataforma para uma cooperação abrangendo toda a região da Europa Central. Certamente, todos os projetos obedecerão rigorosamente aos mais altos padrões de segurança nuclear e de radiação, levando em conta o papel central da AIEA no desenvolvimento de tais normas e padrões”.

O acordo intergovernamental prevê a formação de grupos de trabalho conjuntos para realizar projetos e pesquisas específicos, bem como o intercâmbio de especialistas; a organização de seminários e conferências; a assistência na educação e treinamento científico e técnico do pessoal; e o fornecimento de equipamentos, materiais e componentes.

Leia mais: https://petronoticias.com.br/archives/123765


Leia Também:

Anterior:

Próxima: