Negócios da moda: Força empreendedora cresce e com ela empresas de tendências aumentam -


Negócios da moda: Força empreendedora cresce e com ela empresas de tendências aumentam
Empreendimentos como barbearias, hamburguerias e cervejarias impulsionam a economia e trazem novas perspectivas de negócios

O Brasil tem uma das maiores forças empreendedoras do mundo, não é à toa que, segundos dados do Empresômetro, empresa brasileira de inteligência de mercado, somente em 2018, foram abertos mais de 2,5 milhões de novos negócios.


Mas certos períodos são marcados por empreendimentos da moda, negócios puxados por um bom começo, mesmo que iniciados pela necessidade em gerar renda, que em determinadas épocas que tem um boom.

Hoje o que vemos é um grande número de barbearias, hamburguerias e cervejarias. Negócios que sempre existiram, claro que de forma tímida e artesanal, recentemente passaram por reformulação e conseguiram atingir a maioria da população, dos mais jovens até os mais velhos.

“São negócios que indicam duas coisas: melhora na economia e o aumento de renda, fazendo com que o consumidor opte por gastar em produtos que antes eram vistos como supérfluos. Além disso, as barbearias, por exemplo, surgem em razão de um estilo, uma mudança na cultura que irá impulsionar esses negócios”, explica o diretor do Empresômetro, Otávio do Amaral.

Mudança de hábito

A profissionalização, incremento e facilidade em iniciar os negócios, empurrados por uma melhora na economia, fez com que esses empreendimentos se tornassem o sonho de muita gente. Pessoas que se viram sem emprego, que já não estavam mais satisfeitas com suas carreiras ou buscavam a realização de um sonho, são grande parte dessa massa empreendedora.

“Investir num negócio é em grande parte buscar uma vida melhor, mas não se pode esquecer que uma empresa serve a um propósito em longo prazo, e muitas vezes problemas podem surgir no caminho, mas podem ser mitigados quando houver uma boa orientação”, esclarece Amaral.

Em 10 anos o setor de cabeleireiros, que abarca as barbearias, cresceu mais de 4 mil pontos percentuais, em 2008 eram pouco mais de 3 mil estabelecimentos, em 2018 já somavam mais de 128 mil.

Com as cervejarias se vê o mesmo quadro, um crescimento grande, impulsionado por um mercado consumidor que busca, além de novas marcas, conhecer diferentes sabores e preços.  Subindo de 9,6 mil empresas para mais de 65 mil novos negócios relacionados, isto é, bares e comércio de bebidas.

As hamburguerias são outro negócio que aparece bastante hoje, “um produto que já era encontrado em muitas lanchonetes Brasil afora, passou pelo processo de ‘gourmetização’, tornando-se mais agradável ao paladar, sofisticado muitas vezes, com variedade de sabores nunca antes experimentados pelo público brasileiro, atraindo muitos consumidores”, ressalta o diretor do Empresômetro.

Processo de gourmetização

A globalização fez com que muitos empreendedores fossem buscar em outros países ingredientes, métodos e até mesmo hábitos culinários para inserir em seus pratos. O gourmet virou sensação e atingiu até mesmo os mais simples preparos, um deles o famoso hambúrguer.

“Hoje um negócio ‘da moda’ tende a ter uma vida um pouco mais longa do que antes, a profissionalização, a renda um pouco maior, e melhora da economia e o tipo de negócio, favorecem isso”, explica Amaral, que vê com otimismo o futuro do país. “Temos pela frente um cenário de crescimento econômico, e a economia favorece a todos os cidadãos, que podendo consumir, geram faturamento ao setor privado e arrecadação para o setor público, deixando todo mundo contente com os resultados”.

Esses negócios apenas refletem as tendências econômicas e culturais, incluídas aí a moda e a gastronomia que estão mudando até mesmo os hábitos de jovens e adultos brasileiros.

SOBRE O EMPRESÔMETRO                                                                 

O Empresômetro é uma empresa que oferece soluções de mercado B2B para toda empresa que almeja crescer com inteligência. Oferta soluções que utilizam a mais alta tecnologia da informação, garantindo segurança na tomada de decisão de gestores de grandes empresas, como também proporciona conhecimento de mercado para pequenas e médias empresas através da ferramenta online, Empresômetro Listas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 2117-7300 ou pelo site www.empresometro.com.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Jana Fogaça – DESCOMPLICA
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte


Leia Também:

Anterior:

Próxima: