Moinhos de Vento desenvolve projeto para capacitar profissionais de todo o país em pesquisa clínica -


Moinhos de Vento desenvolve projeto para capacitar profissionais de todo o país em pesquisa clínica
Iniciativa do Proadi-SUS disponibilizará cursos no formato EAD, oficinas presenciais, mestrado profissional e conteúdo técnico

O Hospital Moinhos de Vento realizou mais uma edição do Seminário Proadi-SUS, na última semana. O evento tem como objetivo disseminar informações sobre cada iniciativa realizada em parceria com o Ministério da Saúde. No triênio 2018-2020, até o momento, são 25 projetos aprovados.


O gerente de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento, Luis Eduardo Ramos Mariath, apresentou os principais objetivos do PROADI-SUS e os resultados da instituição dentro do programa federal. “As ações contribuem para a qualificação do SUS, por meio do desenvolvimento de projetos a partir de instituições de reconhecida excelência. Não se trata unicamente de assistência, mas de qualificação e transferência de conhecimento”, afirmou.

Necessidade de formação

Nesta edição do encontro, o projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica foi detalhado pela sua líder, a psicóloga Renata Kochhann. Projeto aprovado no primeiro semestre de 2018, tem como objetivo qualificar pesquisadores de todo o país.

Para isso, serão disponibilizados 15 cursos – autoinstrucionais e gratuitos – no formato de educação à distância (EAD) e quatro oficinas presenciais em temas avançados. Um mestrado profissional será submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Além disso, o público terá acesso a um repositório de materiais de alta excelência técnica.

Na pesquisa clínica, ocorre a avaliação da segurança e eficácia de medicamentos, dispositivos e tecnologias de saúde, produtos ou ferramentas para diagnóstico de doenças e tratamento. São realizados ainda estudos sobre prevenção, tratamento, diagnóstico e alívio de sintoma de doenças.

“Hoje, nossa maior necessidade em pesquisa clínica no Brasil é a formação de profissionais e a redução da dependência produtiva nacional. Precisamos ampliar o número de especialistas”, explica Renata.

Proadi-SUS

O Hospital Moinhos de Vento participa do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) desde 2009. As iniciativas contribuem para a qualificação do SUS. Atualmente, o hospital compartilha sua expertise e executa projetos em todos os estados do país.

Fonte: Moinhos Critério
Autor: Cláudia Paes
Revisão e edição: de responsabilidade da fonte
Autor da foto: Cláudia Paes


Leia Também:

Anterior:

Próxima: