Produção de conteúdo ou Fake News? – Por Reinaldo Moura -


Quando as livrarias passaram a ocupar amplos espaços de lojas próprias ou em
shoppings centers, com uma decoração de fazer inveja para criar ponto de
encontros, sofás e pufes à disposição dos leitores, tudo isto regado a um
café ou refrigerantes em um ambiente mais confortável que as praças de
alimentação, estavam na legítima busca da inovação.

Mas, antes mesmo desta crise que o mercado editorial vem sentindo, a cadeia
de livros já estava enfrentando há mais de dez anos outras inovações como o
Wikipédia, YouTube, Google entre tantas outras fontes de conhecimento.
Verificava-se já uma fuga em massa dos consulentes de bibliotecas, onde
encontravam restrições para reproduzir uma página de um livro, armazenamento
de informações e etc.


Hoje, qual a motivação de um autor investir na busca de conhecimentos
específicos e escrever um livro, sabendo que este conteúdo em questões de
segundos pode estar gratuitamente nas mãos de milhares de pessoas? Somente
marketing? Sim, importante, mas se o autor desconhecido depender do ganho
financeiro da venda do livro: esqueça!

Os paradigmas mudaram…
Quantos livros são distribuídos gratuitamente no lançamento? Os descontos no
preço de capa, distribuidoras, correio etc.
E ainda veio a Amazon com toda a sua agressividade em transformar o acesso a
qualquer coisa em uma facilidade cada vez maior!
Quem perde ou ganha com tudo isto? O cliente, consumidor final de um livro
seja técnico, ficção, ou não ficção enfim qualquer obra literária.
Enquanto se mudam os paradigmas, algumas gerações já estão se desencantando
em colocar seus conhecimentos no papel e distribuí-los para aqueles que
tanto precisam ler… O desafio cada vez maior, daqui para a frente, será
separar o “joio do trigo”, os conteúdos de qualidade das
“fake” ou apenas “marketing” news.
 
*Reinaldo Moura é engenheiro e mestre em Ciências e Engenharia de Produção

pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e fundador do Grupo


IMAM, que há mais de 30 anos atua na área editorial, de consultoria e


treinamento em logística.


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