Abertura da causa de beatificação do Pe. Pedro Arrupe está próxima -



A Cúria Geral dos Jesuítas, localizada em Roma (Itália), informou que a abertura oficial da causa de beatificação do Pe. Pedro Arrupe está próxima. A informação divulgada para todo o Corpo Apostólico da Companhia de Jesus foi feita em dezembro.

Na ocasião, a Cúria Geral divulgou o édito, documento com informações sobre a vida do Padre Pedro Arrupe e sobre como os fiéis podem colaborar com este processo [veja mais abaixo].

O objetivo é que este documento seja amplamente divulgado, pois contribuirá na abertura oficial da causa de beatificação do jesuíta. A pedido do padre Arturo Sosa, atual Superior Geral da Companhia de Jesus, as informações sobre  Padre Arrupe que contribuam para esse processo podem ser enviadas para o e-mail postulazione@sjcuria.org.

Abaixo, confira o édito assinado pelo vigário geral de Roma, Cardeal Angelo De Donatis, e divulgado no dia 3 de dezembro de 2018. A versão original, em italiano, está no final da página.

CAUSA DE BEATIFICAÇÃO E CANONIZAÇÃO DO SERVO DE DEUS

PEDRO ARRUPE GONDRA, SJ

ÉDITO

Em 5 de fevereiro de 1991, morria em Roma (Itália), o Servo de Deus, padre Pedro Arrupe Gondra, SJ.

O Servo de Deus, admitido na Companhia de Jesus em 1927, recebeu a ordenação sacerdotal, em 1938, foi enviado para o Japão, onde foi primeiro mestre de noviços e depois provincial. Em 1965, foi eleito o 28º Superior Geral da Companhia de Jesus. Uma doença grave que o acometeu, em 1981, impediu que ele se comunicasse e se movesse. Em setembro de 1983, a Congregação Geral aceitou sua renúncia a Superior Geral. O Servo de Deus se consagrou à causa do Reino de Deus, professando sua fé e promovendo a inculturação no campo da evangelização. Sua vida foi cheia de gestos de caridade, de amor à Igreja e de fiel obediência aos Sumos Pontífices. Ele deixou-se guiar pela sabedoria e liberdade que provém do Espírito Santo. Foi um observador atento dos “sinais dos tempos”, bem como um “profeta da renovação conciliar”. Hoje, a figura do Servo de Deus continua a ser admirada e venerada tanto dentro da Companhia como em todo o mundo.

Com uma fama de santidade, com o passar dos anos, em constante crescimento, e tendo-se formalmente pedido para iniciar a Causa de beatificação e canonização do Servo de Deus, chamando a atenção da comunidade eclesial, convidamos todos e cada um dos fiéis a comunicar diretamente ou enviar ao Tribunal Diocesano do Vicariato de Roma (Piazza S. Giovanni in Laterano, 6 – 00184 ROMA) qualquer notícia que contenha elementos favoráveis ou contrários à fama de santidade do Servo de Deus.

Além disso, deve ser recolhido – de acordo com as disposições legais – todos os escritos que lhe são atribuídos, mandamos, com o presente EDITO, aqueles que estão em sua posse, enviar com a devida diligência ao mesmo Tribunal qualquer escrito que tenha como seu autor o Servo de Deus, a menos que ele já tenha sido entregue à Postulação da Causa.

Lembramos que não são considerados “escritos” somente as obras impressas, que já foram coletadas, mas também manuscritos, diários, cartas e todos os outros textos privados do Servo de Deus. Aqueles que desejarem manter seus originais podem apresentar uma cópia devidamente autenticada.

Finalmente, determinamos que este EDITO fique exposto por dois meses nas portas do Vicariato de Roma (Itália) e que também seja publicado nos jornais L’Osservatore Romano e Avvenire, bem como em um boletim da Companhia de Jesus.

Dado em Roma, na sede do Vicariato, em 3 de dezembro de 2018.

ANGELO Card. DE DONATIS

Vic. Gen.

Marcello Terramani

       Notário

Clique aqui e veja a versão em Italiano!

Leia mais: http://www.jesuitasbrasil.com/newportal/2019/01/09/abertura-da-causa-de-beatificacao-do-pe-pedro-arrupe-esta-proxima/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: