Semana de Oração pelo MAGIS 2019 -


Na próxima sexta-feira (11), o Magis Centroamérica 2019 terá início. O evento que antecede a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), reunirá jovens inacianos do mundo inteiro para vivenciarem uma experiência de fé. Em unidade com as juventudes que participarão da experiência, o Programa MAGIS Brasil convida você a rezar em unidade durante os dias que antecedem o evento, que acontecerá entre os dias 11 e 21 de janeiro, na Província da América Central da Companhia de Jesus, da qual fazem parte Guatemala, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

Contemplar a realidade é a principal característica proposta para esses momentos de oração. A América Latina pode ser encarada como um continente marcado por alguns paradoxos. Há muitas riquezas naturais e culturais presentes no pluralismo das diversas nações que compõem a região. As luzes se manifestam na alegria do povo latino-americano, no sentimento de solidariedade e fraternidade, na busca do seguimento a Cristo, que se concretiza em tantas devoções e expressões religiosas.

Porém, apesar de tantas riquezas, o continente latino-americano também é marcado pela pobreza que castiga muitas pessoas. A desigualdade socioeconômica, a exclusão social, a exploração e a degradação da natureza, as guerrilhas e as migrações forçadas são realidades que, praticamente, envolvem todos os países da América Latina.


Diante dessa realidade tão paradoxal, somos convidados a olhá-la, contemplar as luzes e as trevas presentes na América Latina. Inspirados pela oração inaciana, é possível que vejamos as pessoas em suas diversidades culturais, uns chorando outros rindo, uns sãos e outros enfermos, uns nascendo e outros morrendo (cf. EE 106). O convite é para que nos deixemos ser interpelados por essa realidade, pela Palavra de Luz que insiste em se fazer presente diante de tantos desafios.

PASSOS PARA A ORAÇÃO
Texto bíblico indicado: João 1,1-18

Pedido de graça: Senhor, ajude-nos a lançar um olhar corajoso para nossa realidade latino-americana e enxergar sua presença em nosso meio.

Provocações para a oração
Quais contextos mais nos afetam e por quê?
Como num continente tão rico é possível haver tanta pobreza e injustiça?
Como somos provocados a buscar o Reino diante das situações de injustiça e exclusão social?

Boa oração!

Para saber mais sobre o Magis Centroamérica 2019, clique aqui.

Fonte: MAGIS Brasil

Leia mais: http://www.jesuitasbrasil.com/newportal/2019/01/08/semana-de-oracao-pelo-magis-2019/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: