Futuro promissor para o setor farmacêutico


Segundo dados do Empresômetro, empresa especialista em inteligência de mercado, o setor farmacêutico é um dos mais promissores em nível global, com investimentos tanto em pesquisas quanto no varejo. “Todos os dias mais e mais indústrias, centros de pesquisas, matrizes, filiais e websites estão nascendo num mercado que ainda tem bastante potencial”, afirma o diretor Otávio Amaral. Segundo o executivo, há um avanço substancial nas pesquisas, o que tem como resultado medicamentos eficientes para muitos dos males que antes não tinham controle. E tudo isso para uma população que envelhece e a cada dia carece mais desses remédios.

O governo também trouxe alguns pontos favoráveis ao setor farmacêutico, entre eles a celeridade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em liberar medicamentos e alterações na legislação, como a Lei 3.732/2018,  publicada em 9 de novembro de 2018, que estabelece a validade da receita médica em todo o território nacional. “Essa alteração, por si só, movimenta a economia, pois impactará diretamente na logística da distribuição dos medicamentos, seja no varejo ou no atacado”, esclarece Amaral.

Essa mudança favorece principalmente o mercado virtual, o que antes não podia ser vendido diretamente ao consumidor de outra unidade federativa, hoje já pode ser despachado para outros estados. E naqueles estados onde os tributos são menores, há um crescimento ainda maior, consequência de um preço mais baixo que poderá ser oferecido aos comerciantes quanto e consumidores.


Diante de tudo isso, para 2019, é esperado um crescimento expressivo do setor, principalmente no internet, por meio de aplicativos e de marketplaces especializados. A expectativa é sustentada pelo comportamento do consumidor, que vê na facilidade de aquisição e conforto fatores cruciais na hora de comprar seus medicamentos.

Leia mais: https://www.assistenciafarmaceutica.far.br/futuro-promissor-para-o-setor-farmaceutico/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: