ESTUDO DE VIABILIDADE REVELA ALTERNATIVAS PARA USO DE ENERGIA SOLAR NA TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO -


27. dez, 2018

Solar cell panel on the roof top. Clean energy saving.O projeto de transposição do Rio São Francisco pode ganhar uma grande planta de geração de energia solar fotovoltaica. Um estudo de viabilidade foi apresentado pelo Ministério da Integração Nacional e incentivado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), demonstrando alternativas de implantação das placas ao longo dos canais que irão transportar as águas do rio, atravessando quatro estados (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará).

Segundo dados apresentados pela empresa BlueSol, o resultado deste projeto representaria uma economia de R$ 240 milhões anuais com o custo elétrico para bombeio da água. A companhia cita ainda uma projeção de mais de 100 mil empregos criados com as obras de implementação do empreendimento. Existe ainda uma perspectiva de que a capacidade de geração do projeto seria maior que a demanda, possibilitando que o excedente produzido seja eventualmente vendido para as redes de distribuição.


O Projeto de Integração do São Francisco está em fase final, com 96,40% das obras concluídas. A expectativa é que a entrega do eixo norte da transposição, que deveria acontecer ainda esse ano, fique para o governo de Jair Bolsonaro.

Leia mais: https://petronoticias.com.br/archives/122517


Leia Também:

Anterior:

Próxima: