Eletros entrega Plano de Logística Reversa ao Governo -


O plano estabelece formas para o correto descarte de geladeiras, máquinas de lavar, televisores e eletroportáteis, por exemplo, que são considerados inservíveis pelos consumidores

A Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos – Eletros entregou na sexta-feira passada ao Ministério do Meio Ambiente o seu plano para a implementação e operacionalização do Sistema de Logística Reversa de produtos eletroeletrônicos de uso doméstico. O plano fará parte do acordo setorial celebrado entre o Governo Federal, através do MMA, com as indústrias, o varejo, os importadores, as entidades de classe e as associações gestoras do sistema coletivo de logística reversa do setor eletroeletrônico.

“Foi uma reunião muito produtiva com a diretora do Departamento de Qualidade Ambiental e Gestão de Resíduos do Ministério do Meio Ambiente, Zilda Veloso. A Eletros reforçou o interesse de seus associados em estabelecer de forma conjunta com os demais signatários um acordo para a busca de uma conscientização e mobilização da sociedade para o descarte correto do lixo eletrônico”, destacou o presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento.


Segundo ele, esse plano é fruto de uma série de estudos e discussões realizadas na entidade. “Fizemos uma proposta exequível, adequada às particularidades dos produtos que fabricamos e que atende plenamente ao gerenciamento dos produtos descartados pelos consumidores com a destinação final ambientalmente adequada.”

O governo informou que avaliará o plano apresentado e irá retomar a discussão. “Importante constatar que a Eletros se empenha na busca do Acordo Setorial Único. Essas discussões já ocorrem há alguns anos e acredito que em 2019 teremos a assinatura do decreto que estabelecerá o Plano Nacional de Logística Reversa”, afirmou a Diretora Zilda Veloso.

 

Mais Informações

Eleno Mendonça

11 996287294


Leia Também:

Anterior:

Próxima: