É possível começar 2019 com saldo positivo. Saiba como -


De acordo com pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac), 86% dos brasileiros pretendem utilizar o abono salarial para pagar dívidas já existentes. Nesse caso, o risco maior é de não sobrar dinheiro suficiente para começar 2019 com saldo positivo.

Para a professora dos cursos de Gestão Financeira e Administração do Centro Universitário Anhanguera Campo Limpo, Patrícia Verzinhasse Peres é preciso anotar com precisão os valores das despesas para evitar futuros imprevistos. “O ideal é que o planejamento financeiro contenha informações detalhadas e reais de todas as despesas. Anotar números aproximados não garante a eficácia necessária”, explica.

Para isso, a professora preparou um passo a passo de como organizar os gastos de início de ano utilizando os três primeiros salários de 2019. Confira os detalhes abaixo:


• Anote quanto receberá nos três primeiros meses de 2019;

• Anote todos os gastos fixos, como aluguel, conta de luz, supermercado, etc;

• Anote todos os gastos sazonais de janeiro, fevereiro e março, como material escolar, matrícula de escola ou faculdade, IPVA, IPTU, Imposto de Renda, etc;

• Monte uma planilha no Excel, aplicativo ou no papel e adicione todos os dados;

• Some todas as despesas de cada mês e subtraia do salário mensal;

Feito isso, é possível que a soma das despesas seja maior que o rendimento mensal. Caso isso aconteça, o ideal é checar qual pode ser quitada à vista e qual pode ser parcelada. Siga para a próxima dica:

• Na planilha adicione duas colunas, uma para gastos à vista e outra para parcelados;

• Reflita se o parcelamento é sem ou com juros. Veja se os juros valem realmente a pena;

• Some as duas colunas criadas: à vista e parcelado

Dessa forma, segundo a Patrícia é mais fácil de colocar tudo dentro do orçamento. No entanto, ela indica para aqueles que ainda assim estão com dificuldades em manter o saldo no positivo, que vejam quais despesas são primordiais e quais podem ser evitadas. “Gaste apenas com o essencial até conseguir equilibrar essa conta”, conclui a docente.


Leia Também:

Anterior:

Próxima: