Jovens concluem curso de Coaching Universitário -


Durante as terças-feiras dos meses de setembro e outubro, o Instituto Humanitas da Unicap (Universidade Católica de Pernambuco), em parceria com o Programa MAGIS Brasil, ofereceu o curso Coaching Universitário: Projeto de vida para alunos da Unicap e de outras Instituições de Ensino da área metropolitana de Recife (PE). Nesse período, três turmas (manhã, tarde e noite) participaram da atividade.

Segundo o estudante jesuíta João Elton de Jesus, colaborador do Instituto Humanitas e facilitador da formação, o curso foi pensado a partir das demandas dos alunos que, muitas vezes, vivem pressionados sob diversas demandas, sejam familiares, sociais, acadêmicas ou existenciais. “Por meio dessa atividade, buscando a formação integral de nossos alunos e na qualidade de vida desses, pensamos em um curso cuja metodologia favorecesse o autoconhecimento, ao mesmo tempo que oferecesse ferramentas para que esses jovens pudessem organizar melhor as diversas dimensões de suas vidas”, explicou.

Por meio de 10 subsídios com temas como vida pessoal, vida familiar, afetividade e sexualidade, administração de tempo, vida espiritual, entre outros, os participantes realizaram exercícios durante os encontros pessoais e puderam partilhar algumas tarefas por meio de grupos de WhatsApp, criados especialmente para essa dinâmica.


“[…] pensamos em um curso cuja metodologia favorecesse o autoconhecimento, ao mesmo tempo que oferecesse ferramentas para que esses jovens pudessem organizar melhor as diversas dimensões de suas vidas”

João Elton de Jesus, SJ

Segundo Ana Raquel Alencar, aluna do curso de Fisioterapia, a experiência do Coaching foi algo inesperado. “Nunca cheguei a pensar que poderia achar soluções para as dúvidas e perturbações que existiam na minha mente, me ajudou muito! Cada módulo um aprendizado e cada encontro uma esperança de superar e vencer as incógnitas que existia, hoje confesso que tudo não mudou por completo, porém já se iniciou várias mudanças, e, claro para melhor, afirmou.

Durante os encontros, aconteceram diversos momentos de partilha e dinâmicas em grupo. Assim, os participantes puderam falar um pouco das experiências vivenciadas, de acordo com o tema trabalhado naquela semana, e puderam aprender com os demais, formando uma bonita comunidade de confiança e ajuda mútua.

Para Laura Barbosa, estudante do curso de Enfermagem, o Coaching foi uma das melhores experiências de sua vida. “Me senti confortável compartilhando ideias, sentimentos e reflexões. Foi um encontro comigo mesma e uma sede ainda maior de me vivenciar e redescobrir todos os dias. É revigorante cada palavra, módulo, companhia e descobertas que fazemos de nós e do espaço em que vivemos. O curso é ótimo, o instrutor é qualificado e a experiência é incrível”, compartilhou.

Toda a metodologia do curso é pensada para que os participantes ganhem confiança e conheçam a si mesmos e, assim, possam melhor relacionar-se consigo, com os outros e com a sociedade. Trata-se de iniciar um processo de integração da própria pessoa para que, a partir do cuidado de si, possam ser mais para os demais. Ao final, os participantes elaboram um projeto de vida que serve como um “mapa” que mostra as metas e os passos a serem seguidos a partir de então.

O Coaching Universitário: Projeto de Vida acontece uma vez por semestre. Fique atento à programação do Instituto Humanitas da Unicap para participar das próximas turmas. As vagas são limitadas! Acesse www.unicap.br/ihu e saiba mais!

Fonte: Unicap (Recife/PE)

Leia mais: http://www.jesuitasbrasil.com/newportal/2018/11/19/jovens-concluem-curso-de-coaching-universitario/


Leia Também:

Anterior:

Próxima: