Sicoob tem mais de quatro milhões de cooperados -


O Sicoob chega aos R$ 100 bilhões em ativos totais administrados pela cooperativa surgida há 21 anos

O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui 4,2 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 460 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram ainda o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a quinta maior entre as instituições financeiras que atuam no país com 2,8 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.
Atualmente o Sicoob conta com 2.800 pontos de atendimento, 40,4 mil empregados e dirigentes. A empresa administra 100 bilhões em ativos totais e possui R$ 21 bilhões em patrimônio líquido.
O Sicoob foi criado em 1997 para reunir, organizar e fortalecer um grupo de instituições financeiras cooperativas que se uniu sob o foco da solidariedade e da intercooperação. Surgiu da necessidade das IFs se unirem com o objetivo comum de oferecer produtos e serviços bancários em melhores condições que as oferecidas pelo mercado financeiro tradicional, proporcionar melhores resultados financeiros e operar com maior segurança para os cooperados, em bases sólidas e democráticas.
As cooperativas singulares do Sicoob se organizaram e constituíram as cooperativas centrais de crédito como forma de ampliar ainda mais a capacidade de atendimento. Trata-se de instituições independentes, promotoras da integração regional e nacional das entidades do sistema. As 16 cooperativas centrais do Sicoob atuam proativamente na prevenção e correção de situações que carretem risco para a solidez das cooperativas filiadas e do Sistema Sicoob. Elas prestam diversos serviços.


Leia Também:


Anterior:

Próxima: