Mercado Livre Aposta em Modelo de Envio Próprio -


Atento a Oportunidades
Atento a Oportunidades

  Com cerca de 10 milhões de vendedores em sua plataforma de marketplace, o Mercado Livre está investindo no formato Fulfillment, em que presta todo o serviço de envio para os lojistas. “É um modelo considerado promissor, porque com ele conseguimos garantir um nível de excelência com relação ao tempo de entrega e armazenamento de produtos”, ressalta Bruno Fumagalli, Gerente de Marketplace do Mercado Livre, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. No entanto, o executivo explica que a maior parte das entregas são feitas, atualmente, por parceiros, como empresas privadas e Correios. O marketplace do Mercado Livre é formado por pessoas físicas, médios empreendedores e grandes corporações.  

Avanço do Marketplace
  Para Bruno Fumagalli, os serviços operacionais que o marketplace oferece aos seus sellers – vendedores – fazem o modelo progredir, mais que os outros segmentos varejistas. “A plataforma consegue prover um ecossistema e realiza toda a parte de logística, pagamentos, serviços de marketing e tráfego de compradores, para que a empresa se dedique apenas em vender”, enfatiza. “O mercado online tem uma penetração de apenas 4% no varejo, porém, sua taxa de crescimento, principalmente do marketplace, é três ou quatro vezes maior do que o varejo como um todo.” De acordo com o gerente, o volume de vendedores do Mercado Livre registrou avanço de 25% a 30% no ano passado.  

Atuação do Mercado Livre
    A empresa não possui critérios rigorosos para analisar quem pode vender dentro de seu marketplace, afirma o executivo. Fumagalli informa, ainda, que há uma área de análise e mediação de problemas dentro do Mercado Livre e que há penalizações para lojistas que prestem serviços de má qualidade. “A plataforma trabalha com reputação: quem tem boa reputação conquista uma exposição melhor para seus produtos. Isso é um trabalho realizado por algoritmos”, revela. Em relação à sincronização de estoque, o gerente explica que é responsabilidade do vendedor informar a quantidade de produtos disponíveis e comercializar apenas os itens que tem.


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