Teste de perfil comportamental retrata profissional e ajuda empresas e carreira -


O Profiler, adaptado à cultura do brasileiro, já é aplicado em Curitiba nas empresas, estudantes e profissionais em transição de carreira

Um teste on-line inovador e adaptado à realidade brasileira está fazendo sucesso em empresas, com profissionais em transição de carreira e com estudantes. O Profiler, teste de perfil comportamental, pode ajudar e muito as pessoas, segundo a coach curitibana Jo Tavares, que, junto com o seu sócio, Danilo Faria, já vêm aplicando a ferramenta nestes segmentos de público. O Profiler é baseado em um teste comportamental americano, o DISC, e foi adaptado à cultura do brasileiro, com chances de 98% de acerto, além de ser certificado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), pela USP e pela UFMG.
O Profiler traz quatro possibilidades de perfil – o comunicador, o executor, o planejador e o analista – e apenas duas perguntas com respostas de múltiplas escolhas podem resultar em mais de 20 páginas de informações sobre a pessoa. As perguntas são: “Como você acha que você é?” e “Como você acha que os outros acham que você deveria ser”. A pessoa faz o teste on-line e recebe o resultado por e-mail. As explicações sobre o resultado podem ser obtidas presencialmente, por telefone ou pelo Skype.
Além dos perfis, o teste garimpa áreas de talento ou as aptidões naturais que a pessoa desenvolve e enumera 13 delas: comandante, competidor, administrador, motivador, vendedor, diplomata, aconselhador, atendente, professoral, técnico, especialista, estrategista ou controlador.
Prática
A coach observa que em empresas, os departamentos de RH vêm utilizando o Profiler na hora da contratação para acompanhamento e desenvolvimento de seus funcionários, recolocação e até mesmo em caso de demissão. E um dos destaques do perfil comportamental é justamente o gráfico das competências.
Segundo Jo, embora o conhecimento seja uma obrigação, as empresas estão dando muita ênfase em habilidades como a empatia, a capacidade de se relacionar, o detalhismo, o perfil artístico, a paciência, o entusiasmo, a extroversão, a facilidade de mudanças, entre outros.

Já com relação aos coaches, afirma Jo, o teste é uma ferramenta que contribui para o autoconhecimento e ajuda o profissional a chegar onde ele quer ou precisa. Ela destaca também que o Profiler está chamando muito a atenção de pais que vêm seus filhos com muitas dúvidas quando está chegando a hora do Vestibular e não sabem o que fazer. “Serve para os estudantes fazerem planejamento de carreira ou em vias de fazer o vestibular, poupando tempo e desperdício de carreira e dinheiro com curso ou faculdade”, avalia.


Perfil

Os resultados do Profiler podem apontar um perfil puro ou a mescla de dois perfis. Segundo Jo, pessoas com três ou quatro perfis são mais raras, mas não é impossível de acontecer. “Vale lembrar que todos nós temos os quatro perfis, mas sempre tem um ou dois que se destacam mais”, afirma.

Ela observa ainda que é “muito difícil” que, ao repetir o teste algum tempo depois, a pessoa tenha mudado um dos perfis. “É normal que um nos acompanhe por um bom tempo ao longo da vida, mas dependendo das circunstâncias, é possível sim que um segundo perfil mude”, conta.

Características dos perfis:

Comunicador – É uma pessoa comunicativa e geralmente dotada de grande carisma e poder de persuasão. Mostra-se sempre entusiasmado com projetos e novidades, tende a ser até excessivamente otimista e relaciona-se com facilidade.

Executor – É uma pessoa dominante e independente. É atraído por desafios e dificuldades. Possui um alto senso de competitividade e costuma ser corajoso ao defender seus pontos de vista.

Planejador – É uma pessoa estável, de ritmo constante e linear. Dificilmente entra em pânico, mas tem uma pequena capacidade de lidar com o imprevisto. O planejador é voltado ao próximo e adora ajudar.

Analista – É uma pessoa detalhista, preocupada e meticulosa. O analista é organizado, responsável e altamente conservador, sendo hábil ao controlar processos e rotinas repetitivas.


Leia Também:

Anterior:

Próxima: