Como não ser um vendedor chato? Saiba o momento certo de desistir de uma venda


Valores éticos e bom atendimento podem converter o insucesso temporário em uma futura venda.

Para quem trabalha com vendas, especialmente de bens e produtos de grande valor agregado, como por exemplo um apartamento à venda em Curitiba, o resultado positivo de uma negociação pode muitas vezes exigir grande desprendimento e resiliência, uma vez que lidar com diversos tipos de compradores requer estratégias diferentes de abordagem.


E é aí que entra a capacidade de um vendedor entender seu papel de mentor na hora de uma compra, auxiliando o cliente a encontrar o melhor negócio para investir e, também, a enfrentar os desafios e armadilhas que podem atrapalhar o êxito de sua venda – o que certamente decorrerá em perder sua comissão, incentivo que as empresas em geral conferem a quem precisa apresentar números e superar metas de vendas.

Perfil de um bom vendedor

Pelo menos três qualidades um bom vendedor precisa ter para que possa obter destaque no mundo dos negócios. Em primeiro lugar, um bom vendedor é aquele que acredita no potencial daquilo que vende. Não importa o produto. Pode ser um carro, um celular, uma televisão ou terrenos à venda em Curitiba: ele precisa estar pronto para ajudar o cliente a pensar de forma diferente e positiva, compreendendo os benefícios que agregará em sua vida ao realizar a esperada compra.

Em segundo momento, baseado em estímulos emocionais, o vendedor deve estar atento ao perfil do seu cliente: se á mais ousado ou tradicional, buscando vislumbrar o potencial que pode ter para efetivar sua compra. Alternativa para isso é realizar muitas perguntas, mesmo em conversas informais, como perguntar onde costuma passar as férias ou restaurantes que gosta de frequentar. Cada elemento pode ser um item diferenciado para usar estratégias inteligentes no intuito de converter uma venda.

Como terceiro e último ponto, o bom vendedor precisa ter a capacidade de identificar pensamentos e situações que podem fazer o cliente pensar em desistir da compra, ajudando-a a sonhar com o produto ou serviço almejado com moderação. Gatilhos mentais para isso são elogios no momento em que estiver experimentando um produto, visitando um imóvel ou fazendo o test-drive de um carro, por exemplo.

Lembre-se sempre: para obter sucesso em suas vendas e também em seus negócios, um conceito cada vez mais em alta é algo que nossos avós davam muito crédito, o famoso “comprometimento no fio do bigode”, que hoje as corporações designam com as palavras “ética” ou mesmo “valores”.

Ser um vendedor ético, que possui valores, o ajudará a seguir os preceitos da marca ou empresa que você representa, pois certamente foi com base neles em que ela foi fundada, bem como os produtos que disponibiliza no mercado.

Mais do que nunca, é necessário que um vendedor diferenciado seja capaz de observar valores éticos no cumprimento de sua profissão, assim crescerá em respeito, lucratividade e retorno financeiro tanto para a empresa que representa quanto para si mesmo.

Não desanimar e buscar seu diferencial

Incentivo, apoio e motivação: um bom vendedor deve ser mentor de sonhos e priorizar o conceito de bem-estar ao cliente, ajudando-o a reconhecer suas capacidades enquanto cliente. Assim, como diferencial extremamente importante, um bom vendedor precisa auxiliar com muito profissionalismo os seus clientes para perceber o que ganhará em troca com a compra almejada, também tendo em mente que, para o alcance de suas metas, precisa alinhar projetos de vida, possibilidade financeira e perfil do cliente.

Na área de imóveis, por exemplo, é enorme a disponibilidade de casas à venda, que por terem um valor agregado muito grande, acabam por fazer com que corretores realizem inúmeros atendimentos até que um cliente adquira um imóvel.

É muito comum nesse setor e todos os outros com bens de consumo mais representativos financeiramente que existam aqueles compradores extremamente indecisos.

Passo a passo para fazer uma venda de sucesso mesmo quando o cliente quer desistir da compra

Alguns pontos são cruciais para quem deseja ser um líder de vendas. Em primeiro momento, conheça muito bem o seu produto. Depois, crie seu plano de ação e participe de forma motivada de todos os treinamentos e oportunidades de fazer cursos em sua área de atuação: bons vendedores devem sempre buscar uma formação contínua, para entender as transformações do mercado e itens que fazem a economia oscilar, como a inflação, os impostos, os índices de taxas em geral.

Para obter o sucesso, é importante que um vendedor aproveite toda a abertura do seu cliente para estar com ele, de modo a auxiliá-lo e incentivá-lo a concluir uma compra. Caso isso ocorra de modo irreversível, não se assuste e nem perca o foco.

Ouça os motivos para esta decisão de seu cliente e coloque-se à disposição de seu cliente. Reafirme sua capacidade e potencial para auxilia-lo a encontrar o melhor produto ou serviço que está buscando e seja sempre educado e cordial.

Além do mais, nunca é demais alertar: tenha como ponto de equilíbrio evitar comentários preconceituosos, opiniões radicais sobre temas polêmicos que envolvam temas como política, religião, futebol, ideologia de gêneros, dentre outros: seu foco é vender, e não ser um comentarista! Tenha a mente aberta para ajudar e motivar seu cliente a encontrar a melhor solução para seu problema ou necessidade.

No caso de um comprador que desiste ou cancela uma compra, é importante que o vendedor entenda que os compradores indecisos precisam do máximo possível de informações, mas também de respeito e tempo para refletir sobre a compra de um imóvel ou automóvel, por exemplo. Por essa razão, tenha sempre em mente que mesmo ao abrir mão de uma venda momentaneamente, se o cliente decidir pela compra de um bem, se for atendido, o terá como referencial de vendedor e, assim, você poderá alcançar êxito!

Gostou deste post? Curta e compartilhe este aprendizado em suas redes sociais e entre as pessoas de seus relacionamentos. Vale à pena divulgar estas dicas com seus colegas de escritório e gerentes de venda, para que toda a sua equipe obtenha o máximo de sucesso no atendimento ao cliente e conversão em vendas!


Leia Também:

Anterior:

Próxima: