Valor da produção Agropecuária deve registrar queda de 2,3% neste ano -


Agronegócio

(Nolanberg11)

Leia também:

O número representa uma queda de 2,3% sobre o valor obtido no ano passado. Segundo informações do Ministério da Agricultura, as lavouras participam com R$ 377 bilhões e a pecuária, com R$ 174,9 bilhões.


Para este ano, o Mapa estima uma queda de 0,5% no faturamento das lavouras e recuo de 6% para a pecuária. O valor da pecuária (31,7% do VBP) é o menor dos últimos seis anos, e as lavouras (68,3% do VBP) apresentam o segundo maior valor desde 1989. 

Entre vinte produtos das lavouras os que apresentam os maiores aumentos do valor da produção em relação ao ano passado, são: algodão, 32,3%; cacau, 27,6%; café, 9,1%; soja, 8,9%, Nesse grupo, o algodão é um destaque pelo aumento de produção e também pelos preços recebidos pelos produtores. O café tem desempenho determinado especialmente pelo aumento de 24,2% (café arábica) da safra deste ano.

Os maiores decréscimos do valor da produção vêm ocorrendo no arroz, -21,1%; feijão, -26,3%, laranja, -20,8% e uva, -31,3%. Em percentuais menores de queda podem ser relacionados, banana, cana de açúcar, mandioca e milho. Para o feijão, arroz e laranja, as quedas de preços são a principal causa do decréscimo no faturamento neste ano, observa o Coordenador Geral de Estudos e Análises do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques,.

Leia mais: https://www.infomoney.com.br//mercados/agro/noticia/7482298/valor-producao-agropecuaria-deve-registrar-queda-neste-ano


Leia Também:

Anterior:

Próxima: