Turnarounder explica como mudar a cultura de uma empresa -


Flávio Ítavo, especialista em recuperação de empresas e readequação aos
novos tempos do Mercado, indica que é preciso calma e coragem para fazer as
mudanças necessárias

Fonte: Flávio Ítavo

Mudanças em culturas organizacionais são ao mesmo tempo necessárias e
complicadas de serem feitas. As empresas, como um todo, têm que ajustar suas
culturas às condições externas do mercado. Neste movimento, estes ajustes
são realizados no dia a dia da corporação. As que falham de maneira mais
intensa em se ajustar acabam fazendo parte do time das que estão em crise e
com dificuldades.


O especialista em recuperação de empresas e readequação aos novos tempos do
mercado, Flávio Ítavo, exemplifica: “Um salão de cabeleireiros que se recusa
a usar novos produtos para coloração, decidindo de maneira categórica a
utilizar somente aqueles que em algum momento foram um diferencial e
apresentaram uma boa aceitação. Culturalmente todos os profissionais deste
empreendimento estão acostumados a usar tais artigos e não haverá falhas na
aplicação destes. Ao mesmo tempo, se não há atualização no roll de itens,
não há necessidade de treinar novos procedimentos. Assim, o processo é
sempre o mesmo, com os mesmos produtos e resultados”.

A propensão de uma atitude como esta é se transformar num círculo vicioso,
onde a cada período sem o uso de novos produtos aumenta a dependência na
utilização dos antigos. Há também a dificuldade em se perceber a
oportunidade que novos itens podem representar.

Entretanto, nos negócios, seja de qual segmento for, a inovação é um dos
pilares na captação de novos serviços e clientes. Ao desconsiderar esta
realidade a empresa coloca sua cultura em oposição a uma tendência de
mercado. Ao longo do tempo, esta decisão vai obrigatoriamente afunilar a
captação de novos clientes e mesmo a manutenção dos antigos ao perfil de
quem será tão conservador quanto a cultura da empresa.

Como mudar a cultura de uma empresa

Ítavo explica que quando há uma situação na qual a cultura tem que ser
modificada para que haja a continuidade da empresa, o caminho
invariavelmente passa por 4 pontos. Saiba quais são eles:

Achate sua pirâmide hierárquica. Quanto mais níveis hierárquicos existir em
uma organização, menor será o controle, mais tempo será necessário para
ajustar os comportamentos e mais difícil será sua tarefa. Uma coisa é
treinar dois níveis, outra é treinar cinco ou seis níveis hierárquicos;
Empodere (empowerment) seus trabalhadores. Quanto maior for o nível de
capacidade de decisão ao longo de toda a cadeia, mais rápidas serão as
respostas e melhor será a adesão a novas culturas. Lembre-se, contudo, que
dar poder significa correr maior risco e maior necessidade de treinamento;
Se aproxime dos clientes. Quanto maior a distância da gestão dos clientes,
menor será o entendimento das necessidades de ajustes de cultura;
Finalmente, o ápice da questão: treinar, treinar e treinar.

Mudanças de cultura, por mais complexas que sejam, fazem parte do controle
de crises, assim como fazem parte da gestão de empresas em geral. É
importante manter a calma e ter coragem para fazer as mudanças necessárias.
“É melhor controlar o processo que ser controlado pela ausência de coragem
em mudar”, finaliza o turnarounder.

Sobre Flávio Ítavo

Executivo com 30 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais
de grande porte de diferentes segmentos, atualmente, Flávio Ítavo é um dos
maiores especialistas em Turnaround, focando seus esforços na recuperação de
empresas e readequação aos novos tempos do mercado. Também tem uma carreira
sólida como negociador, na criação de alianças, joint ventures, compra e
venda de empresas, desenvolvedor de estratégias e táticas de sucesso,
criador e iniciador de novos segmentos, produtos e mercados.

flavioitavo.com.br | flavio_itavo@uol.com.br


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