4 erros na hora de vender -


*Por Mário Rodrigues

Considerada por muitos uma “arte”, a venda quase sempre exige o uso de
técnicas, desde o momento da aproximação ao cliente até o acompanhamento da
satisfação com o produto ou serviço adquirido. Da mesma forma que a presença
de técnicas pode garantir a fidelidade do comprador, a ausência delas também
pode não apenas prejudicar a negociação, mas também fazer com que esse mesmo
comprador nunca mais retorne à loja ou ao site, já que o e-commerce é cada
vez mais crescente.

Como aprender a vender não é algo que se faça do dia para a noite, abaixo
listo quatro erros que jamais devem ser cometidos durante a venda. Nunca
repita essas práticas e tenha as portas de seu estabelecimento sempre
abertas para novos e, principalmente, antigos clientes.


Antipatia é um problema grave. Tão importante quanto estar com a aparência
bem cuidada é criar a identificação com o comprador logo de cara, já que o
tempo para se vender é cada vez menor. Agir de acordo com o perfil de cada
cliente é fundamental para que a confiança seja gerada. Ganhar a confiança
já é um grande passo para que o negócio seja fechado!

Clichê atrás de clichê já deixou de ser algo agradável. O cliente não
suporta mais o vendedor com discurso pronto. Um profissional bem preparado,
com informações sobre o produto e capaz de entender a real necessidade do
comprador recebe muito mais atenção que o “vendedor charlatão”.

Falta de conhecimento sobre o produto ou serviço é fatal. Numa época em que
a internet está ao alcance de todos e as informações são cada vez menos
confidenciais, o comprador pode muito bem obter detalhes sobre o que procura
sem mesmo sair de casa. Portanto, um vendedor superficial já não tem mais
espaço. Prepare-se, estude e passe algo de diferente a quem está procurando
por você.

Invadir o espaço do cliente é, no mínimo, inconveniente. Aborde, pergunte e
fique sempre à disposição. Mas também saiba ouvir, espere pelo diálogo e
lembre-se: o vendedor é um solucionador de problemas, que está ali para
ajudar quem o procura a suprir as necessidades, e não um adivinha, com
perguntas e sugestões no momento errado.

*Mário Rodrigues é diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas) –
www.ibvendas.com.br


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