CARREFOUR FOI A REDE VAREJISTA QUE MELHOR RASTREOU ALIMENTOS NO BRASIL EM 2017 -


Pelo terceiro ano consecutivo, o Carrefour recebeu da Associação Brasileira
de Supermercados o Prêmio Rama na categoria Varejo, durante a apresentação
do balanço anual do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos
(Rama). Signatário desde outubro de 2014, o Carrefour recebeu o
reconhecimento pelo amplo monitoramento de fornecedores e pela transparência
adotada na comunicação da iniciativa aos seus clientes.

Em 2017, o Carrefour rastreou 100% dos itens da sua marca própria, que
inclui também os produtos que recebem o selo de qualidade Garantia de
Origem. Em relação aos demais produtos comercializados pela rede, que não
inclui a marca Carrefour, a adesão dos fornecedores chegou a 82%. Porém, ao
considerar todo o quadro de fornecedores da rede, 95% aderiram ao programa.

Desenvolvido pela Abras em 2011, em parceria com a empresa Paripassu, o
programa Rama promove o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas
em frutas, legumes e verduras, garantindo que a aplicação dos mesmos não
esteja acima do nível permitido por lei. Com 46 redes varejistas
participantes e 984 fornecedores, o programa possui dois pilares de atuação:
rastreabilidade de todos os fornecedores cadastrados pelas empresas
participantes e o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos.


No ano passado, de acordo com a Abras, foram analisadas 944 amostras de 95
produtos e o índice geral de conformidade do programa atingiu 69%. Os
resultados são obtidos por meio de análises técnicas da quantidade de
resíduos em amostras coletadas e os dados são disponibilizados por meio de
um portal para que produtores/fornecedores e supermercadistas monitorem os
produtos continuamente. Além disso, o consumidor pode rastrear os alimentos
por meio do QR Code presente nas embalagens ou mesmo do portal do Rama.

Desde que passou a integrar o programa, a área de Segurança Alimentar do
Carrefour coletou amostras de diversos fornecedores pelo país. Atualmente,
todos aqueles que integram a marca própria da rede ou que recebem o selo
Garantia de Origem já seguem as diretrizes do Rama. A adesão ao programa e
demais práticas da companhia estão alinhadas ao plano Carrefour 2022,
divulgado em janeiro deste ano pelo Grupo Carrefour, que tem como uma de
suas principais ambições para os próximos cinco anos ampliar a oferta de
alimentos de qualidade, confiáveis, acessíveis e a um preço justo.

“Cada vez mais as pessoas desejam consumir de forma mais saudável e mais
sustentável, tanto para o bem de sua saúde, como para a preservação do
planeta. Para atender essa crescente demanda por informações e padrões de
qualidade impecáveis sobre os produtos, o Grupo Carrefour vai liderar esse
movimento global, permitindo que os nossos clientes consumam melhor todos os
dias”, destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour
Brasil. “Diante desse objetivo, a adesão ao Rama possibilitou, há alguns
anos, fortalecer ainda mais os processos de controle e rastreabilidade no
Carrefour, a partir do estímulo e capacitação dos nossos fornecedores sobre
as melhores práticas de produção”, destaca o executivo.

Além do Rama, o Carrefour conta com outras ações de controle de qualidade
dos alimentos que comercializa. O programa Garantia de Origem, implantado no
Brasil há 16 anos, atesta o compromisso da companhia em acompanhar e
oferecer a possibilidade do cliente saber a trajetória do alimento desde a
sua produção. Além disso, todos os itens da marca Carrefour passam por
rígidos padrões de segurança alimentar, testes laboratoriais e auditoria
social, o que garante a alta qualidade e procedência dos produtos.


Leia Também:

Anterior:

Próxima: