Entre as diversas opções de lazer, uma alimentação diferenciada

Pela grande presença de gaúchos, o Rio de Janeiro foi a primeira cidade a investir nas churrascarias, como forma de manter a culinária típica para os que visitam a capital fluminense. Hoje, esse cenário não é diferente, mas os empreendimentos também voltam-se para a diversificação dos cardápios.

– A cidade do Rio de Janeiro implementou muitos conteúdos e experiências diferenciadas aos turistas, com uma estrutura totalmente preparada. Destaco que, hoje, temos 58 mil quartos em 327 hotéis em todos os cantos, com as mais diversificada rede hoteleira do mundo presente. Dentro desses hotéis, para que qualquer pessoa possa usufruir, existem novos restaurantes para quem vem nos visitar a trabalho ou a passeio – salienta o vice-presidente da empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro – Riotur, Lúcio Macedo.

Estilos e gostos diversificadosAssim como ocorreu em diversas cidades do mundo que receberam grandes eventos nas últimas décadas, o Rio de Janeiro preparou-se para conquistar turistas de todos os gostos e estilos. A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, por exemplo, transformaram a cidade carioca no centro das atenções para os esportes. Entretanto, quem viaja também está buscando outras experiências diversificadas. Pensando nisso, o mercado gastronômico destacou-se em apresentar estruturas modernas e opções variadas para a alimentação dos turistas.

Inaugurado em 2015, o Grand Mercure Riocentro é um dos hotéis da região da Barra que começaram a funcionar em função dos Jogos Rio 2016. É classificado como cinco estrelas e está localizado dentro do mais moderno centro de exposições do país. Possui uma estrutura completa de serviços e lazer, com 306 quartos, um rooftop com vista exclusiva para a Lagoa de Jacarepaguá e Maciço da Pedra Branca, piscina, saunas e club fitness. Na gastronomia, destaca-se com o Bar do Lobby, com decoração moderna e clean, e o Brisa Restô, restaurante no primeiro piso aberto para hóspedes e não-hóspedes.

O Brisa Restô atende diariamente turistas e cariocas que frequentam o cinco estrelas para saborear seus cardápios fartos e variados. Comandado pelo recém-chegado chef espanhol Victor Hugo, o local serve um dos cafés mais completos da cidade, com diversas opções de pães, frios, frutas, doces, laticínios e itens quentes, como tapiocas e omeletes feitos na hora. No almoço, todos os dias uma cozinha internacional é exaltada no seu buffet. De sexta à domingos, o Brisa serve a sua concorrida feijoada, que atrai cerca de 250 pessoas no fim de semana. No jantar, o restaurante serve, além do buffet temático do dia, um cardápio a lá carte.

Conhecido pelo ambiente amplo, luxuoso e despojado, o Bar do Lobby, localizado no hotel Grand Mercure Rio de Janeiro Riocentro, fica aberto diariamente, das 8h às 23h, tanto para hóspedes quanto para o público de fora.

Com diversas opções de snacks, pratos quentes e drinks, todos criados pelo chef Victor Hugo. O ambiente do hotel chama a atenção pela decoração moderna e clean, com móveis assinados por Paulo Alves e painel do coletivo MUDA.

Por iniciativa dos empresários Bob Coutinho, Jorge Adib, Carlos Rios e Roger Magalhães, a steak house Esplanada Grill, de Ipanema, foi uma das primeiras grifes da gastronomia paulistana a abrir sede no Rio, em 1988. No almoço, homens e mulheres de negócios. No jantar, famílias, grupos de amigos e uma formação recente: os grupos de degustação. De vinhos, principalmente, que são organizados em torno dos 150 rótulos da carta de vinhos da casa.

Desde 2016, o Esplanada Grill está com uma filial em frente a orla da Barra da Tijuca, no térreo do hotel LSH. O salão, assinado pelo designer Erik Figueira de Mello, conta novidades na rede como um charmoso espaço de charutaria na varanda externa, com vista privilegiada para a orla. A nova casa também conta com os serviços inéditos de café da manhã e menu executivo. Com um lounge na entrada, luminárias pendentes no bar e uma parede que dividi o lobby da adega, o restaurante da Barra ganha um clima mais moderno e sofisticado.

O tema faz parte da ação RoadShow Imprensa, promovido pela ABIH-RJ, em parceria com a empresa Turismo do Município do Rio de Janeiro – Riotur. A intenção é apresentar a cidade como uma porta de entrada de turistas para o Brasil, sendo que o segmento representa 8% do PIB brasileiro.




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